Uso de matriz no processo de avalição de uma sequência de ensino-aprendizagem: água do mar- eletroquímica.

Autores

  • Gislayne Menezes Santos Universidade Federal de Sergipe
  • José Irlan Andrade Santos UFS
  • Yago Farias Santos Reis UFS
  • Erivanildo Lopes da Silva

Resumo

No contexto escolar percebe-se grande preocupação sobre a forma que os estudantes são avaliados. A literatura destaca que ainda se vem fazendo “verificações” e pouca avaliação de fato. Como forma de lançar um olhar sobre novas perspectivas de avaliação na sala de aula foi realizada uma pesquisa com um embasamento teórico referente ao uso de uma Matriz de Referência, visando então analisar a eficácia de uma Sequência de Ensino Aprendizagem (SEA). Sendo destacado assim o quanto o papel da Matriz na avaliação dos conteúdos dados em sala de aula, estudando-os de modo completo, tecendo assim relações entre competências e habilidades. Os dados foram coletados por meio de questionários respondidos pelos alunos assim como também por meio de vídeo e áudios das discussões realizadas em aula.  

Biografia do Autor

José Irlan Andrade Santos, UFS

Estudante de graduação no Curso de Licenciatura em Química, do Departamento de Química (DQI), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). E-mail: <Irlan_center@hotmail.com>

Yago Farias Santos Reis, UFS

Técnico em Química pelo Instituto Federal de Sergipe, Graduado em Química licenciatura pela UFS. Foi bolsista do PIBID/QUIMICA São Cristóvão com linha de pesquisa sobre experimentação no ensino de química e feira de ciências orientada pela Professora Dr. Eliana Midori Sussuchi. E-mail: <Yago_fsr@hotmail.com>

Erivanildo Lopes da Silva

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, docente pesquisador do Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA), Departamento de Química, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe. E-mail: <erivanildolopes@gmail.com>

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências