O método de estudo de casos no ensino de química: um estudo com alunos do ensino médio sobre a qualidade da água para consumo
Resumo
Este trabalho trata-se do relato de uma experiência com o método de Estudo de Casos (EC), aplicado em duas turmas de alunos do Ensino Médio de uma escola estadual, município de Ilhéus-BA, com a colaboração dos bolsistas do PIBID, subprojeto de Química da Universidade Estadual de Santa Cruz. O caso apresentado abordou questões sobre o consumo e os parâmetros de qualidade da água. O objetivo do estudo foi articular conteúdos de química a contextos sócio científicos. A proposta foi desenvolvida em quatro etapas: apresentação do caso, formação de grupos para estudo, socialização de pesquisas nos grupos e apresentação oral da solução. Para análise dos resultados utilizamos os relatos dos grupos que foram transcritos em um Diário de Bordo, entregue no final da atividade. O método aplicado mostrou-se eficaz no envolvimento e participação dos alunos nas aulas de química, bem como desenvolveu neles habilidades como criatividade, trabalho em grupo e capacidade de argumentação.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2017-12-31
Edição
Seção
Relatos de Experiências