Proposta metodológica para o ensino de soluções a partir dos medicamentos

Autores

  • Silná Maria Batinga Cardoso Instituto Federal de Sergipe
  • Francisco Luiz Gumes Lopes Instituto Federal de Sergipe
  • Helena Roberto Bonaparte Neta Instituto Federal de Sergipe
  • Rosanne Pinto Albuquerque Melo Instituto Federal de Sergipe

Resumo

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta metodológica para o ensino de soluções químicas utilizando os medicamentos como tema contextualizador. Está baseado nos PCNEM e na contextualização do Enem, articulada a diferentes metodologias, de forma a possibilitar a compreensão das posologias como também à conscientização do uso indevido dos medicamentos.  A proposta foi subdividida em 8 aulas com duração de 50 minutos cada, as quais contemplam desde a importância dos medicamentos até o ensino das dispersões e concentração de soluções.

Biografia do Autor

Silná Maria Batinga Cardoso, Instituto Federal de Sergipe

Técnica em Análises e Processos Químicos (2007-2010) pelo Instituto Federal de Sergipe. Graduanda do curso de Química Licenciatura pelo Instituto Federal de Sergipe. Monitora da disciplina de Química Analítica (2015) no IFS e, atualmente, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID no IFS. 

Francisco Luiz Gumes Lopes, Instituto Federal de Sergipe

Prof. do Instituto Federal de Sergipe/ Campus Aracaju. Mestrado e Doutorado em Engenharia Química. Orientador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ IFS. francisco.gumes@gmail.com

Helena Roberto Bonaparte Neta, Instituto Federal de Sergipe

Profª do Instituto Federal de Sergipe/ Campus Aracaju. Mestrado em Química. Orientadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ IFS. cursofiq@gmail.com

Rosanne Pinto Albuquerque Melo, Instituto Federal de Sergipe

Profª do Instituto Federal de Sergipe/ Campus Aracaju. Mestrado e Doutorado em Química Orgânica. Orientadora e Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ IFS. Linhas de Pesquisa: Síntese Orgânica e Educação Química. rpamelo@gmail.com

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos