REPENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA: ABORDAGENS SOBRE AS METODOLOGIAS E AS PROBLEMÁTICAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRN
Palavras-chave:
ensino de História, historiografia, EducaçãoResumo
Este artigo tem como cerne as relações entre o ensino de História, as práticas escolares e a formação docente, a fim de evidenciar os dilemas e perspectivas dos usos e funções da História no âmbito escolar. Para tanto, analisamos as produções acadêmicas defendidas nos Programas de Pós-Graduação de História (PPGH), Ciências Sociais (PPGCS) e de Educação (PPGE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2008-2017. Nessa pesquisa, de caráter predominantemente quantitativo, foram identificadas e analisadas teses e dissertações, suas respectivas temáticas, bem como as fontes, objetos e metodologias de pesquisa utilizadas em cada trabalho. Como resultado, identificamos oito produções, sendo três teses e cinco dissertações acerca da formação de professores e do currículo, da consciência histórica, dos usos e funções da disciplina, e da utilização do livro didático e do cinema nos espaços escolares. A partir desses eixos temáticos, objetivamos assinalar como essa produção contribuiu para investigação, avaliação e problematização acerca das práticas de ensino dos professores e, sobretudo, do processo de aprendizagem dos discentes. Além disso, percebemos as lacunas temáticas existentes nos referidos estudos, e elucidamos as ambivalências do campo de pesquisa em consolidação no país e, mais especificamente, na UFRN.Downloads
Publicado
2018-11-27
Edição
Seção
Dossiê