https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-gacor/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-dana/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-pulsa/https://sdbagl.org/slot-gacor/https://sdbagl.org/slot-dana/https://sdbagl.org/slot-pulsa/https://sjlas.org/slot-gacor/https://sjlas.org/slot-dana/https://sjlas.org/slot-pulsa/ TRILHANDO SABERES, PENSANDO A HISTÓRIA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA COMO OBJETO DE PESQUISA NA UFRN | Bulhões | PRÁXIS PEDAGÓGICA

TRILHANDO SABERES, PENSANDO A HISTÓRIA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA COMO OBJETO DE PESQUISA NA UFRN

Angélica Lopes Bulhões, Erica Ricelli Costa e Silva

Resumo


O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica que busca perceber as perspectivas do ensino de História como objeto de pesquisa nos seguintes Programas de Pós-Graduação da UFRN: em História (PPGH) e em Educação (PPGED). Utilizamos como ferramenta de pesquisa o Repositório da UFRN, a fim de investigar as teses e dissertações produzidas sobre essa temática na mesma universidade. Encontramos três dissertações produzidas entre 2014 e 2017 pelo PPGH e duas dissertações e três teses produzidas pelo PPGED. Analisamos as metodologias utilizadas, as perspectivas teóricas e as fontes utilizadas pelos autores. Observamos que entre as principais preocupações abordadas pelo PPGED estão odiscurso do livro e do professor, o professor como objeto principal de análise e o processo de ensino de conceitos. No PPGH, busca-se problematizar o espaço escolar, analisar os editais e a avaliação do PNLD, os usos e funções do conhecimento histórico e a especificidade do livro didático de História. Por fim, buscamos avaliar as especificidades de cada trabalho e as tendências para a pesquisa.

Palavras-chave


ensino de História; historiografia; Educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Faculdade Pio Décimo Revista Práxis Pedagógica - Ano 01 - Volume 01