TRILHANDO SABERES, PENSANDO A HISTÓRIA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA COMO OBJETO DE PESQUISA NA UFRN

Autores

  • Angélica Lopes Bulhões UFRN
  • Erica Ricelli Costa e Silva

Palavras-chave:

ensino de História, historiografia, Educação

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica que busca perceber as perspectivas do ensino de História como objeto de pesquisa nos seguintes Programas de Pós-Graduação da UFRN: em História (PPGH) e em Educação (PPGED). Utilizamos como ferramenta de pesquisa o Repositório da UFRN, a fim de investigar as teses e dissertações produzidas sobre essa temática na mesma universidade. Encontramos três dissertações produzidas entre 2014 e 2017 pelo PPGH e duas dissertações e três teses produzidas pelo PPGED. Analisamos as metodologias utilizadas, as perspectivas teóricas e as fontes utilizadas pelos autores. Observamos que entre as principais preocupações abordadas pelo PPGED estão odiscurso do livro e do professor, o professor como objeto principal de análise e o processo de ensino de conceitos. No PPGH, busca-se problematizar o espaço escolar, analisar os editais e a avaliação do PNLD, os usos e funções do conhecimento histórico e a especificidade do livro didático de História. Por fim, buscamos avaliar as especificidades de cada trabalho e as tendências para a pesquisa.

Biografia do Autor

Angélica Lopes Bulhões, UFRN

Graduanda em História

Erica Ricelli Costa e Silva

Graduanda em História

Downloads

Publicado

2018-11-27