https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-gacor/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-dana/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-pulsa/https://sdbagl.org/slot-gacor/https://sdbagl.org/slot-dana/https://sdbagl.org/slot-pulsa/https://sjlas.org/slot-gacor/https://sjlas.org/slot-dana/https://sjlas.org/slot-pulsa/ DA PORTA DE ENTRADA À PORTA DOS FUNDOS: ENSAIO SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA JUDAICA NO NORDESTE | Araújo | PRÁXIS PEDAGÓGICA

DA PORTA DE ENTRADA À PORTA DOS FUNDOS: ENSAIO SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA JUDAICA NO NORDESTE

José Emanuel Pinheiro de Araújo

Resumo


O presente artigo tem por objetivo propor uma discussão, no que tange os currículos escolares do Ensino básico, sobre a relevância de conteúdo histórico e cultural judaico, especialmente na região Nordeste do país – porquanto há presença judaica intensa durante a diáspora judaica da Inquisição Ibérica. Para tal, partirei de uma análise sobre a ausência de material relacionado a este tema nos livros didáticos, historiografia que comprove persistência cultural judaica no Nordeste, e uma perspectiva de consciência e cultura histórica que favoreça a intenção do professor em relacionar aspectos históricos locais no contexto escolar e o contexto dos alunos que possuem herança cultural judaica na sua formação identitária e espacial.


Palavras-chave


ensino de História; Livros Didáticos; Educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Faculdade Pio Décimo Revista Práxis Pedagógica - Ano 01 - Volume 01