DA PORTA DE ENTRADA À PORTA DOS FUNDOS: ENSAIO SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA JUDAICA NO NORDESTE

José Emanuel Pinheiro de Araújo

Resumo


O presente artigo tem por objetivo propor uma discussão, no que tange os currículos escolares do Ensino básico, sobre a relevância de conteúdo histórico e cultural judaico, especialmente na região Nordeste do país – porquanto há presença judaica intensa durante a diáspora judaica da Inquisição Ibérica. Para tal, partirei de uma análise sobre a ausência de material relacionado a este tema nos livros didáticos, historiografia que comprove persistência cultural judaica no Nordeste, e uma perspectiva de consciência e cultura histórica que favoreça a intenção do professor em relacionar aspectos históricos locais no contexto escolar e o contexto dos alunos que possuem herança cultural judaica na sua formação identitária e espacial.


Palavras-chave


ensino de História; Livros Didáticos; Educação

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Faculdade Pio Décimo Revista Práxis Pedagógica - Ano 01 - Volume 01