As potencialidades e desafios do uso da História Local junto ao Ensino de História na Educação Básica (1996-2012)
Resumo
Este artigo objetiva analisar o cenário de utilização da História Local no Ensino de História, dentro da realidade da Educação Básica em seus primeiros ciclos: Ensino Fundamental I e II, à luz de que foi dotada do caráter de que foi dotada a disciplina, no contexto pós-Ditadura Civil-Militar ( 1964-1985), com a proclamação da LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, em 1996, refletindo de forma concomitante acerca do nível de interesse acadêmico pela temática na UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e das possibilidades de aplicação e usos da História Local no cotidiano do ambiente escolar. A metodologia empregada relaciona-se com a atividade de busca por trabalhos que tematizassem o Ensino de História nos bancos de teses e dissertações de três programas de Pós-Graduação da referida Universidade, História, Educação e Ciências Sociais e recorrência a bibliografia voltada à História Local no Ensino de História. Concluimos a afirmação do incentivo ao aproveitamento da História Local no processo de ensino-aprendizagem em História, contudo verificamos uma produção acadêmica proporcionalmente pequena sobre o tema, na principal Universidade do Rio Grande do Norte, que espelha a realidade nacional, formação ainda tímida de campos de pesquisa, contrastando-se com o crescente interesse e possibilidades de uso da História Local junto ao Ensino de História na Educação Básica.
Palavras-chave
ensino de História; historiografia; Educação
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Faculdade Pio Décimo Revista Práxis Pedagógica - Ano 01 - Volume 01