https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-gacor/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-dana/https://nicerjss.com/public/journals/1/-/slot-pulsa/https://sdbagl.org/slot-gacor/https://sdbagl.org/slot-dana/https://sdbagl.org/slot-pulsa/https://sjlas.org/slot-gacor/https://sjlas.org/slot-dana/https://sjlas.org/slot-pulsa/ As potencialidades e desafios do uso da História Local junto ao Ensino de História na Educação Básica (1996-2012) | Medeiros | PRÁXIS PEDAGÓGICA

As potencialidades e desafios do uso da História Local junto ao Ensino de História na Educação Básica (1996-2012)

Flávio Augusto Galvão de Medeiros

Resumo


Este artigo objetiva analisar o cenário de utilização da História Local no Ensino de História, dentro da realidade da Educação Básica em seus primeiros ciclos: Ensino Fundamental I e II, à luz de que foi dotada do caráter de que foi dotada a disciplina, no contexto pós-Ditadura Civil-Militar ( 1964-1985), com a proclamação da LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, em 1996, refletindo de forma concomitante acerca do nível de interesse acadêmico pela temática na UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e das possibilidades de aplicação e usos da História Local no cotidiano do ambiente escolar. A metodologia empregada relaciona-se com a atividade de busca por trabalhos que tematizassem o Ensino de História nos bancos de teses e dissertações de três programas de Pós-Graduação da referida Universidade, História, Educação e Ciências Sociais e recorrência a bibliografia voltada à História Local no Ensino de História. Concluimos a afirmação do incentivo ao aproveitamento da História Local no processo de ensino-aprendizagem em História, contudo verificamos uma produção acadêmica proporcionalmente pequena sobre o tema, na principal Universidade do Rio Grande do Norte, que espelha a realidade nacional, formação ainda tímida de campos de pesquisa, contrastando-se com o crescente interesse e possibilidades de uso da História Local junto ao Ensino de História na Educação Básica.

Palavras-chave


ensino de História; historiografia; Educação

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Faculdade Pio Décimo Revista Práxis Pedagógica - Ano 01 - Volume 01