A HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRN: O CASO PPGED E PPGH

Autores

  • Carlos Augusto Soares Bezerra UFRN
  • Clivya da Silveira Nobre UFRN

Palavras-chave:

ensino de História, historiografia, Educação

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida como trabalho da disciplina Historiografia e Pesquisa do Ensino de História no Curso de História/CCHLA/UFRN no período semestre 2018.1. A temática que a direciona é o Ensino de História nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Pós-Graduação em História a partir da seguinte pergunta: de que maneira, as concepções de ensino de história nesses programas se aproximam e se distanciam nessas produções? Para isso buscamos contribuir para a construção do conhecimento nesse campo do Ensino de História entendendo-o como um espaço de disputa e de consolidação que ainda é permeada por conflitos, logo em seguida demonstrando a sua pluralidade de concepções identificadas nessas produções historiográficas a partir de um levantamento dessas bibliografias desde a criação desses programas até as últimas produções sobre nosso objeto de estudo. Para alcançar nosso objetivo utilizamos quadros para mapear os aspectos importantes acerca dessa produção (Título, Ano, Fonte, Recorte, Resumo etc.) e o conceito de lugar social desses profissionais para compreendermos a prática da escrita da história nessas produções.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Soares Bezerra, UFRN

Graduando em História

Clivya da Silveira Nobre, UFRN

Graduanda em História

Downloads

Publicado

2018-11-27