RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA MUNICIPAL JUSCELINO KUBITSCHEK

Autores

  • Hortência de Abreu Gonçalves UNIT
  • Josevânia Teixeira Guedes
  • Josevânia Teixeira Guedes
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento
  • Maria José Guimarães Vieira
  • Maria José Guimarães Vieira

Resumo

O presente relato de experiência de estágio supervisionado de 5 (cinco) licenciandas em Pedagogia tem como fulcro demonstrar a possibilidade de candidatas à docência motivarem jovens e adultos que, eventualmente, se encontram à margem do mundo letrado. O estágio propriamente dito objetivou preparar o acadêmico para a prática docente. A unidade de ensino contemplada foi EMEF Juscelino Kubitschek/Aracaju/Sergipe. O perfil dos estudantes envolvidos pelo estágio é o da EJA, formado por trabalhadores que lutam pela sobrevivência e pela cidadania. A metodologia utilizada para a efetivação do estágio foi estruturada em cinco etapas: 1. Preparação; 2. Observação em campo; 3. Planejamento; 4. Regência em classe; e 5. Trabalhos conclusivos. Os resultados demonstraram que as estagiárias se mostraram incentivadas, motivadas e atuantes, enquanto os alunos se sentiam igualmente incentivados e motivados, passaram a ler e efetuar as quatro operações matemáticas a partir da utilização de objetos como: folders, recortes de jornais e revistas, cartelas de bingo e brinquedos educativos, entre outros recursos didáticos utilizados pela regente de classe.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho pleno. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2014.

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Educação de Jovens e Adultos: Correntes e tendências; In: Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 29-39.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; SOARES, Leôncio José Gomes. História da alfabetização de adultos no Brasil. In: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de (org.). A Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva do letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

HADDAD, Sérgio. Por uma nova cultura de Educação de Jovens e Adultos, um balanço de experiências de poder local. Novos caminhos em Educação de Jovens e Adultos - EJA. São Paulo: Global, 2007.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. In. FÁVERO, Osmar; IRELAND, Timothy Denis (Org.). Educação como exercício de diversidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPED, 2005. (Coleção Educação para Todos).

MANFREDI, Silvia Maria. Política: educação popular. São Paulo: Símbolo. 1978.

MOREIRA, Marco Antônio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Centauro, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido. Didática como mediação na construção da identidade do professor: uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRÉ, Marli E.D. A.; OLIVEIRA, Maria Rita S. (Org.). Alternativas do ensino de Didática. Campinas: Papirus, 1997, p. 37-70.

Downloads

Publicado

2015-11-07

Edição

Seção

Relatos de Experiência