OS PALÁCIOS DO BRASIL MODERNO: OS GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE

Autores

  • Luana Alves de Souza Menezes Faculdade José Augusto Vieira
  • Magno Francisco de Jesus Santos Universidade Federal Fluminense/ Faculdade Pio Décimo

Resumo

Os grupos escolares surgiram nas primeiras décadas do século XX tendo em vista não só a educação, mas também a disciplina e o domínio político. Dentro desse contexto disciplinador, a arquitetura exerceu forte influência, pois tinha como objetivo moldar os alunos ao novo regime: A República. Dessa forma, a arquitetura era a representação do ideário político republicano. Por isso, este trabalho pretende analisar a arquitetura e implantação do Grupo Escolar Silvio Romero como um modelo educacional modernizador inserido no contexto da sociedade lagartense em 1924. Assim, no presente estudo analisar-se-á a arquitetura do Grupo Escolar Silvio Romero, relacionando-a ao processo educacional do período. Os grupos escolares visavam a institucionalização do ensino primário a fim de escolarizar a infância em moldes cívicos e educacionais. Daí a importância do espaço arquitetônico como forma de imposição da ordem e disciplina, pois essas construções dizem muito acerca do processo histórico e educacional e as suas reais intenções por trás de todos os acontecimentos.

Biografia do Autor

Luana Alves de Souza Menezes, Faculdade José Augusto Vieira

Graduada em História pela FJAV

Magno Francisco de Jesus Santos, Universidade Federal Fluminense/ Faculdade Pio Décimo

Doutor em História pela UFF.

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Publicado

2015-04-21