OS PALÁCIOS DO BRASIL MODERNO: OS GRUPOS ESCOLARES DE SERGIPE
Resumo
Os grupos escolares surgiram nas primeiras décadas do século XX tendo em vista não só a educação, mas também a disciplina e o domínio político. Dentro desse contexto disciplinador, a arquitetura exerceu forte influência, pois tinha como objetivo moldar os alunos ao novo regime: A República. Dessa forma, a arquitetura era a representação do ideário político republicano. Por isso, este trabalho pretende analisar a arquitetura e implantação do Grupo Escolar Silvio Romero como um modelo educacional modernizador inserido no contexto da sociedade lagartense em 1924. Assim, no presente estudo analisar-se-á a arquitetura do Grupo Escolar Silvio Romero, relacionando-a ao processo educacional do período. Os grupos escolares visavam a institucionalização do ensino primário a fim de escolarizar a infância em moldes cívicos e educacionais. Daí a importância do espaço arquitetônico como forma de imposição da ordem e disciplina, pois essas construções dizem muito acerca do processo histórico e educacional e as suas reais intenções por trás de todos os acontecimentos.Downloads
Publicado
2015-04-21
Edição
Seção
Dossiê