"QUEM TEM FÉ VAI A PÉ": OS ROMEIROS DO DIVINO SENHOR DOS PASSOS DE SÃO CRISTÓVÃO

Autores

  • Edvânia Fontes dos Santos
  • Magno Francisco de Jesus Santos FPD

Resumo

 Pretende-se com este artigo identificar os sentidos e as ressignificações da História Cultural de Sergipe desde os manifestos populares expressos em festa populares nas cidades do Estado como de intelectuais que estudam esses movimentos. Neste sentido, apresentaremos uma leitura possível de como Sergipe estuda e valoriza sua cultura e manifestações de reconhecimento étnico-racial, religioso, ou popular. Dentre as manifestações destacarei nesse artigo a do Senhor dos Passos de São Cristovão, que registram sua devoção através de manifestações feita em um festa religiosa uma vez por ano, e deixam para que todos vejam artigos, que chamamos de ex-votos. Onde poderá ser visto todo um contexto social dentro de uma manifestação que conta com a presença de todas as classes da sociedade.

Biografia do Autor

Edvânia Fontes dos Santos

Especialista em História do Brasil

Magno Francisco de Jesus Santos, FPD

Doutor em História

Referências

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahan editor. 2005.

NASCIMENTO, José Raimundo do. Entrevista concedida a autora. Lagarto, 2012.

SANTOS, Magno Francisco de Jesus. “A Tragédia da Rua da Amargura”: silêncios e lamúrias na Festa de Passos em São Cristovão, Sergipe. In:_________Retalhos de história: Culturas políticas e educação no Nordeste do Brasil. Editora Universidade da UFPB: João Pessoa, 2011.

SANTOS, Francisco Magno; Pericles Morais. O rebanho da pastora: a peregrinação ao Santuário de Divina Pastora – SE (1958-2008).

SANTOS, Francisco Magno. Lagrimas, dor e devoção: sujeitos e representações na solene procissão dos passos em São Cristovão. In: Revista história, memória e justiça.

SANTOS, Doralice dos. Entrevista concedida a autora. Lagarto, 2012

SANTOS, M. F; NUNES, V. M.M. Na trilha dos passos do Senhor: A devoção ao Senhor dos Passos de São Cristovão/SE. In: Revista da Fapese. Vol.2. n. 1. São Cristovão: UFS, 2005, p. 97-110.

Downloads

Publicado

2015-04-21