INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA SALA COMUM: O USO DA LIBRAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO SIGNIFICATIVO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Fabiane Lima Santos Faculdade Pio Décimo

Resumo

Resumo O presente artigo tem por finalidade corroborar para a reflexão sobre a inclusão do aluno surdo em sala de aula comum. Para que a inclusão seja relevante ao desenvolvimento intelectual, social e emocional do surdo é imprescindível que sua língua materna (LIBRAS)  seja utilizada em sala de aula, facilitando à aquisição de conhecimentos, sobretudo, da Língua Portuguesa. O artigo aborda a história da educação do surdo ao longo dos tempos, a legislação que legitimou direitos ao deficiente, em destaque, o surdo, bem como o bilinguísmo como abordagem filosófica que defende a LIBRAS como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua do surdo. Com o propósito de divulgar práticas inclusivas que utilizam a LIBRAS como estratégia facilitadora da aprendizagem da Língua Portuguesa, este trabalho abordará a prática desenvolvida na Escola Estadual 11 de Agosto localizada na cidade de Aracaju/Sergipe; escola que desde 1975 desenvolve um trabalho de inclusão de alunos surdos no ensino regular. O presente estudo se deu através de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Com o fim de aproximarmos da realidade, fizemos observação da escola, aplicação de questionários e entrevistas com professores e equipe diretiva com o objetivo de conhecer o objeto de estudo e, assim, divulgar dados verossímeis sobre a inclusão, a LIBRAS e o processo de aquisição da Língua Portuguesa pelo surdo incluído em sala comum.Palavras-chave: Inclusão. Surdo. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).  

Biografia do Autor

Fabiane Lima Santos, Faculdade Pio Décimo

Curso Pós-graduação Libras com Educação InclusivaÁrea: Educação Inclusiva

Referências

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Publicado

2015-04-21