Sustentabilidade ambiental, ensino e cidadania como metodologia ativa para a formação de professores

Autores

  • Gustavo Luan Teles Gomes Faculdade Pio Décimo
  • Laís Thaina dos Santos
  • Tatiane Souza Santos
  • Ana Angélica dos Santos Faro

Resumo

A atividade docente não pode se restringir a uma simples adoção de teorias, métodos, procedimentos e regras ensinados no curso de Licenciatura. O presente trabalho tem como objetivo aplicar uma intervenção metodológica como proposta a formação de discentes de nível superior por meio da promoção de informações e ensino sobre a utilização de práticas sustentáveis com jovens carentes de baixa escolaridade. Para tanto, foram produzidos três módulos sobre os temas: Sustentabilidade e meio ambiente, fertilizantes e pesticidas, processos alternativos para reaproveitamento de resíduos e produção de energia, os quais foram aplicados a participantes de Instituição assistencial filantrópica em São Cristóvão/SE. Observou-se a afinidade dos alunos com os temas tratados devido à vivência dos mesmos em área rural o que gerou participação ativa, questionamentos e correlações com ações rotineiras do cotidiano em que estão inseridos.

Biografia do Autor

Gustavo Luan Teles Gomes, Faculdade Pio Décimo

Licenciando em Química e participante do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade Pio Décimo.

Laís Thaina dos Santos

Licencianda em Química e participante do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade Pio Décimo

Tatiane Souza Santos

Licencianda em Química e participante do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade Pio Décimo

Ana Angélica dos Santos Faro

Licenciada em Química pela UFS, mestre em Engenharia de Materiais pela COPPE/UFRJ, doutora e pós-doc em Ciência dos Materiais pelo DCEM/UFS; formação de professores e metodologias ativas; Professora e pesquisadora da Faculdade Pio Décimo

Downloads

Publicado

2019-05-14

Edição

Seção

Relatos de Experiências