Experimento sobre reações químicas: perspectivas às dificuldades dos professores de química e alunos deficientes visuais

Autores

  • Maria Deisiane da Silva Faculdade Pio Décimo
  • Tatiana Kubota Universidade Federal de Sergipe
  • Anuska Torres Moraes de Paiva

Resumo

O presente trabalho relata as expectativas dos alunos deficiente visuais como os videntes tem com relação a química experimental, bem como as dificuldades que os professores encontram em pôr em prática essa parte pedagógica que é tão importante para expandir os conhecimentos científicos dos alunos, tornando-os cada vez mais críticos e capazes de produzir temáticas e resolvê-las. Retrata ainda que a maioria dos professores tem por dificuldades a falta de formação inicial e continuada adequada para inserir a inclusão em sala de aula, ausência de recursos materiais, equipamentos para o auxílio. Esses fatores torna difícil o desenvolvimento ou até mesmo a adaptação de experimentos químicos. Este estudo apresenta uma proposta de experimento com recursos alternativos e de fácil obtenção, aplicado para conteúdo de velocidade de reações. 

Biografia do Autor

Tatiana Kubota, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2004) e mestrado em Química pela mesma instituição (2007). Concluiu o Doutorado em Química na Universidade Federal do Paraná (2011). Tem experiência na área de Química, com ênfase na área de polímeros. Atualmente desenvolve pesquisa na área de ensino de química e síntese de polímeros derivados de carboidratos.

Anuska Torres Moraes de Paiva

Pós-graduada em Ciências da Natureza com ênfase em Química, Licenciada em Química pela Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2019-05-14

Edição

Seção

Relatos de Experiências