Prática docente no curso de formação inicial em química: aprendizagens em uma escola pública de Sergipe

Autores

  • Milena Rodrigues do Rosário
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este estudo tem como objetivos identificar os aspectos e os elementos que compõem o projeto político pedagógico, o regimento e a matriz curricular de uma escola pública estadual, bem como descrever as práticas aplicadas nas aulas da disciplina de Química, relacionando-as com as peculiaridades da docência no ensino médio. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de visitas in loco. Os resultados sinalizaram que, apesar das limitações da instituição, o trabalho do professor pode modificar o cenário de aprendizagem dos estudantes quando são trabalhadas ações interativas com sentido e significado. Além disso, percebeu-se, ainda, que a identidade do docente se constitui ao longo de sua trajetória como profissional do magistério e práticas no ambiente escolar configuram-se como um espaço reflexivo sobre a construção e o fortalecimento do fazer na sala de aula a partir da apropriação de aprendizagens diferenciadas e de experiências colaborativas nas dimensões conceituais (saber), procedimentais (saber fazer) e atitudinais (saber ser).

Biografia do Autor

Milena Rodrigues do Rosário

Graduanda do Curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho em Itabaiana/Sergipe. Bolsista do PET Educação – Conexão de Saberes pelo Departamento de Educação (DEDI). E-mail: <milenarrosario@gmail.com>.

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes (Unit), possui pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pela FANESE e graduação em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo com habilitação em Orientação Educacional. Atua como professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-10-17

Edição

Seção

Relatos de Experiências