Qdetetive: um jogo de investigação criminal com estudos de casos para aprendizagem de conteúdos de química

Autores

  • Juliane Xavier dos Santos Instituto Federal de Sergipe
  • Kêmely Gomes da Silva
  • Michael Douglas Santos Monteiro
  • Rosanne Pinto de Albuquerque Melo

Resumo

Geralmente as dificuldades apresentadas pelos estudantes em determinados assuntos da disciplina de Química são ocasionadas pela ausência de estímulo com atividades diferenciadas e de ligação do conteúdo com o cotidiano. Diante desta problemática, pensou-se em aplicar um jogo didático intitulado “QDetetive”. Através do questionário de satisfação foi notado que há a necessidade dos jogos interativos que proporcione ao estudante na sala de aula, um motivo a mais para a compreensão dos assuntos abordados pela química. O Jogo é composto por 36 histórias e 36 cartas. Em cada história há um caso investigativo de assassinato e com base nos conhecimentos químicos é decifrada a carta correspondente ao composto químico causador da morte. O QDetetive foi aplicado em diferentes esferas de ensino e obteve 97% de aceitação por partes dos alunos, demonstrando que é uma ferramenta para a utilização na sala de aula.   

Biografia do Autor

Kêmely Gomes da Silva

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Sergipe, Aracaju/SE – Brasil. E-mail: <kemelyda@gmail.com>

Michael Douglas Santos Monteiro

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Sergipe, Aracaju/SE – Brasil. E-mail: <michaelquimica96@hotmail.com>

Rosanne Pinto de Albuquerque Melo

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre e Doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora e Pesquisadora do Instituto Federal de Sergipe/Campus Aracaju. E-mail: <rpamelo@gmail.com>.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Edição

Seção

Artigos