Fogos de artifícios: uma abordagem sobre transformações químicas numa perspectiva de ensino em ciência, tecnologia e sociedade
Autores
Kátia Regina Rodrigues Santos
Faculdade Pio Décimo
Naiane Oliveira Sousa
Éverton da Paz Santos
Resumo
Acredita-se que o fator determinante para uma boa aprendizagem em química está intimamente relacionado à metodologia utilizada, pois a reflexão do professor sobre o assunto pode direcionar os alunos para questões que envolvam as atualidades. Dentro desta perspectiva, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e descritiva, este artigo, tem como objetivo desenvolver uma intervenção didática com os alunos do ensino médio, através do tema gerador fogos de artifícios, com uma abordagem no enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede privada, na cidade de Aracaju, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, com 38 alunos, durante oito aulas, no período de 14 a 18 de novembro de 2016, por meio de estratégias e recursos metodológicos que foram distribuídas em cinco etapas. Os resultados alcançados foram significativos. No entanto, os resultados apontam para uma discussão mais aprofundada desta temática. Palavras chave: Ensino de Química. CTS. Fogos de Artifício.