Uma breve discussão sobre os obstáculos epistemológicos das concepções prévias dos alunos sobre o conceito de misturas e substâncias

Autores

  • Suelaine dos Santos Souza UFS
  • Renata Suellen Bonfim Souza UFS
  • Joedna Vieira Barreto UFS
  • Helenadja Santos Mota UFS

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções prévias dos alunos sobre o conceito de Misturas e Substâncias, identificando os obstáculos epistemológicos que podem interferir no desenvolvimento da aprendizagem. Os dados foram coletados em uma turma da 1ª série do ensino médio de uma escola pública de Aracaju através de atividades do PIBID/Química/UFS/São Cristóvão. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionários prévios de uma oficina temática aplicada dentro das atividades do PIBID e os dados foram analisados através da Análise de conteúdo (AC) de Bardin (2011). Dos resultados encontrados, destaca-se que os alunos apresentam concepções prévias influenciadas por explicações cotidianas, contudo, a maioria apresentou concepções embasadas no conhecimento científico indicando possíveis indícios de aprendizagem nas aulas de Química.

Biografia do Autor

Suelaine dos Santos Souza, UFS

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição. Integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação Química-GEEQUI. E-mail: <suelaine15@yahoo.com.br>

Renata Suellen Bonfim Souza, UFS

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição. Integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação Química-GEEQUI. E-mail: <renata-suellen@hotmail.com>

Joedna Vieira Barreto, UFS

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição. Integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação Química-GEEQUI. E-mail: <joednabarreto15@hotmail.com>

Helenadja Santos Mota, UFS

Doutora em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós - Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Email: <helenrios@gmail.com>

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Artigos