O perfil dos questionamentos contidos nos livros didáticos de química aprovados no PNLD 2015

Autores

  • Daniela Santos de Jesus Universidade Federal de Sergipe
  • Danielle Guimarães de Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Fernanda Sales da Silva Mirão Lima Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O questionamento é uma estratégia vastamente utilizada no ensino de uma forma geral e, de forma ampla, está presente nos Livros Didáticos, os quais são um dos materiais didáticos mais empregados na sala de aula, o que faz dele um precioso instrumento de pesquisa. Nesse trabalho, fazemos uso de uma ficha adaptada de Leite et al (2012) para traçar um perfil dos questionamentos apresentados em livros didáticos de Química aprovados no PNLD 2015, volume I. Assim, buscamos identificar a localização das questões, o contexto de incidência e a aceitação da diversidade, para cada coleção do livro didático. Percebemos que os questionamentos se situam principalmente no final das seções como fechamento dos assuntos, além de que o contexto de incidência predominante é a ciência escolar; há também livros em que predominam questionamentos que aceitam a diversidade de resposta.

Biografia do Autor

Daniela Santos de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Professora do ensino médio da rede estadual da Bahia; Graduada em Química Licenciatura e Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Participante do GPEMEC.

Danielle Guimarães de Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do PIBID-QUÍMICA. Participante do GPEMEC

Fernanda Sales da Silva Mirão Lima, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do PIBID-QUÍMICA. Participante do GPEMEC

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Artigos