Inserção da história e filosofia da ciência como forma de promover aprendizagens sobre conceitos químicos acerca de eletricidade

Autores

  • Maria Danielly Lima Santos UFS
  • Bruna Cristina Nunes Pinto UFS
  • Erivanildo Lopes da Silva UFS

Resumo

É de grande relevância o uso da História e Filosofia da Ciência para o ensino da própria ciência. O presente trabalho foi construído à luz de uma análise de respostas de grupos de alunos de duas escolas estaduais obtidas através da aplicação de uma oficina temática: “A eletricidade do nosso cotidiano”. Essa oficina foi desenvolvida com base na utilização da História e Filosofia da Ciência e Atividades Investigativas como meio de construir conceitos sobre eletroquímica com esses estudantes. Ao longo dá análise, foi possível observar que, embora tivesse sido apresentado texto, vídeo e experimentos, os alunos ainda demonstraram dificuldades em elaborar algumas respostas.

Biografia do Autor

Maria Danielly Lima Santos, UFS

Estudante de graduação no Curso de Licenciatura em Química, do Departamento de Química (DQCI), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). E-mail: <santosmariadanielly@gmail.com>.

Bruna Cristina Nunes Pinto, UFS

Estudante de graduação no Curso de Licenciatura em Química, do Departamento de Química (DQCI), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). E-mail: <bcrisnunes@gmail.com>.

Erivanildo Lopes da Silva, UFS

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2007). Doutor em Filosofia, História e Ensino de Ciências pela UFBA (2014). Professor do Campus São Cristóvão  da UFS. E-mail: <erivanildolopes @gmail.com>.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Dossiê