Reflexos das ideias de Justus von Liebig nos grupos de pesquisa em Química contemporâneos.

Autores

  • Sigouveny Cruz Cardoso Universidade Federal de Sergipe
  • Erivanildo Lopes da Silva Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O artigo apresenta um trabalho cujo objetivo é uma investigação em torno dos grupos de pesquisa em Química modernos da Universidade Federal de Sergipe, além de abordar os elementos característicos das ideias desenvolvidas por Justus von Liebig nas equipes de pesquisa em Química do século XIX. Deste modo, para o progresso do trabalho foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, para coletar os dados foram realizadas entrevistas  com professores do departamento de Química, além de uma análise de conteúdo qualitativa que culminou na elucidação de categorias de análise temática e posterior inferência dos resultados extraídos da pesquisa. Mediante a análise dos dados realizada foi possível perceber a presença marcante de alguns elementos constituintes das ideias de Liebig nos grupos de pesquisa em Química atuais da Universidade Federal de Sergipe.

Biografia do Autor

Sigouveny Cruz Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Licencianda em Química pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é bolsista de iniciação à docência pelo PIBID em escola da rede pública de Aracaju.

Erivanildo Lopes da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Formado em Licenciatura em Química pelo Centro Universitário Fieo (1997). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2007). Doutor em Filosofia, História e Ensino de Ciências na UFBA. Professor Adjunto do campus Prof. José Aloísio de Campos-UFS.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Artigos