Eletrólise e o banho de metais a partir da técnica de galvanoplastia para o ensino de eletroquímica
Autores
Naiane Oliveira Sousa
Kátia Regina Rodrigues Santos
Ana Angélica dos Santos Faro
Resumo
Este estudo apresenta o resultado do desenvolvimento da sequência didática para o ensino de eletroquímica, aplicada a alunos do 2° ano do Ensino Médio no período matutino da escola pública do município de Olho D’água do Casado - Al. A galvanoplastia é um processo industrial de suma importância para o desenvolvimento tecnológico e econômico. Neste sentido, a metodologia proposta foi apresentada em sala de aula, a fim de relacionar a teoria com prática utilizando um experimento baseado na eletrólise e no banho de metais a partir da técnica de galvanoplastia para o ensino de eletroquímica. A aplicação da sequência didática demonstrou que esta forma de ensino provoca questionamentos e interação dos alunos, assumindo um papel importante na construção de conceitos. Conclui-se que os resultados alcançados foram satisfatórios para utilização de experimentação como facilitador da aprendizagem, pois desenvolveu o interesse dos alunos sobre a temática abordada.