A flecha do tempo como proposta didática para o ensino de entropia em aulas de termodinâmica: analogias e mapas conceituais

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção didática no ensino de entropia aos professores ministrantes da disciplina termodinâmica e/ou físico-química no Ensino Superior. A concepção metodológica consiste em abordar a entropia como a flecha do tempo, a qual funciona como um tipo de relógio que distingue o passado do presente, nos processos irreversíveis. Para tal, a propositura foi desenhada com base na utilização de analogias e mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem. Desta forma, a qualificação do ensino pode ser acompanhada da atualização da prática do professor para que o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem. 

Biografia do Autor

Augusto Levi Esquivel Santos, FACULDADE PIO DÉCIMO

LICENCIATURA EM QUÍMICA  EDUCAÇÃO

Valéria Vieira Moura Paixão, Faculdade Pio Décimo

Licenciada em Química pela Faculdade Pio Décimo (FPD). Atua em pesquisas voltadas para o ensino de química.

Maria Clara Pinto Cruz, Faculdade Pio Décimo

Graduada em Química Industrial (1995), licenciada em Química pela Faculdade Pio Décimo (2010), mestra em Química (1999) e doutora em Engenharia Química, ambos pela Unicamp (2004). Atualmente é professora titular no curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo e pesquisadora no Instituto de Pesquisa Interinstitucional de Sergipe (IPISE).

Downloads

Publicado

2019-05-14

Edição

Seção

Artigos