Concepções de alunos do Ensino Médio sobre efeito estufa e aquecimento global numa perspectiva de ensino CTS
Resumo
O presente estudo avalia a evolução das concepções de alunos do Ensino Médio sobre o efeito estufa e aquecimento global por meio de um recurso visual alternativo. A abordagem foi feita durante as aulas da disciplina Química, a fim de contribuir com a construção de conhecimento científico dos alunos com perspectiva CTS. A intervenção foi realizada numa escola pública na cidade de Aracaju/SE. Foi aplicado um questionário investigativo; em seguida ministrada uma aula contextualizada a partir do recurso. Após a aplicação, as concepções dos alunos foram avaliadas com base em respostas objetivas e subjetivas, relacionando-as com tomada de decisões diante do tema controverso discutido. Os dados mostram uma evolução nas concepções dos alunos.Palavras-chave: Efeito Estufa. Aquecimento Global. Ensino CTS.Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secre¬taria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999.
BAROLLI, Elizabeth; FARIAS, Carmem Roselaine Oliveira; LEVI, Elifas. O potencial de assuntos controversos pata a educação em uma perspectiva CTS. In. Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia” e Encontro Regional de Ensino de Biologia, São Paulo: FEUSP, 2006.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1976. 158 p.
DIAS, G.F. Educação Ambiental, Princípios e Prática. São Paulo: Ed. Gaia, 1992. Elementos para Capacitação em Educação Ambiental. Ilhéus: Editus. Ed. UESC,1999.
FREITAS, Denise de. VILLANI, Alberto. Cols. A natureza dos argumentos na análise de temas controversos: estudo de caso na formação de pós-graduandos numa abordagem CTS. Universidade Federal de São Carlos – Brasil.
HALMENSCHLAGE; Karine R e Souza Carlos A. Abordagem temática: uma análise dos aspectos que orientam a escolha de temas na situação de estudo. Investigações em Ensino de Ciências – V17(2), pp. 367-384, 2012.
JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, pp.189-205, 2003.
LUDKE, M; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária Ltda, 1986.
MARCONI, M. de A., LAKATOS, E.M. Metodologia científica. 5. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2010.
PEDRINI, A.G. Trajetórias da Educação Ambiental. In: ______. (Org.). Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: A RELEVÂNCIA DO ENFOQUE CTS PARA O CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO Science, Technology and Society: the importance of the STS view to high school context. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.
RICHARDSON, Roberto Jarry. (et al). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTOS, Wildson Luis Pereira e SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 4ª edição, Ijuí: Unijuí, 2010.
SANTOS, Wildson Luis Pereira. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 474-492, 2007.
VIEIRA, Kátia Regina Cunha Flor; BAZZO, Walter Antônio. Discussões acerca do aquecimento global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula. Ciência & Ensino, 2008.
ZUIN, Vânia G. & FREITAS, Denise de. A utilização de temas controversos: estudo de caso na formação de licenciandos numa abordagem CTSA. Ciência & Ensino, vol. 1, n. 2, junho de 2007.
BAROLLI, Elizabeth; FARIAS, Carmem Roselaine Oliveira; LEVI, Elifas. O potencial de assuntos controversos pata a educação em uma perspectiva CTS. In. Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia” e Encontro Regional de Ensino de Biologia, São Paulo: FEUSP, 2006.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1976. 158 p.
DIAS, G.F. Educação Ambiental, Princípios e Prática. São Paulo: Ed. Gaia, 1992. Elementos para Capacitação em Educação Ambiental. Ilhéus: Editus. Ed. UESC,1999.
FREITAS, Denise de. VILLANI, Alberto. Cols. A natureza dos argumentos na análise de temas controversos: estudo de caso na formação de pós-graduandos numa abordagem CTS. Universidade Federal de São Carlos – Brasil.
HALMENSCHLAGE; Karine R e Souza Carlos A. Abordagem temática: uma análise dos aspectos que orientam a escolha de temas na situação de estudo. Investigações em Ensino de Ciências – V17(2), pp. 367-384, 2012.
JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, pp.189-205, 2003.
LUDKE, M; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária Ltda, 1986.
MARCONI, M. de A., LAKATOS, E.M. Metodologia científica. 5. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2010.
PEDRINI, A.G. Trajetórias da Educação Ambiental. In: ______. (Org.). Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: A RELEVÂNCIA DO ENFOQUE CTS PARA O CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO Science, Technology and Society: the importance of the STS view to high school context. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.
RICHARDSON, Roberto Jarry. (et al). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTOS, Wildson Luis Pereira e SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 4ª edição, Ijuí: Unijuí, 2010.
SANTOS, Wildson Luis Pereira. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 474-492, 2007.
VIEIRA, Kátia Regina Cunha Flor; BAZZO, Walter Antônio. Discussões acerca do aquecimento global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula. Ciência & Ensino, 2008.
ZUIN, Vânia G. & FREITAS, Denise de. A utilização de temas controversos: estudo de caso na formação de licenciandos numa abordagem CTSA. Ciência & Ensino, vol. 1, n. 2, junho de 2007.