Concepções de alunos do Ensino Médio sobre efeito estufa e aquecimento global numa perspectiva de ensino CTS

Autores

  • Éverton da Paz Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Lenalda Dias dos Santos Faculdade Pio Décimo
  • Rose Mary de Azevedo Faculdade Pio Décimo
  • Maria Clara Pinto Cruz Faculdade Pio Décimo

Resumo

O presente estudo avalia a evolução das concepções de alunos do Ensino Médio sobre o efeito estufa e aquecimento global por meio de um recurso visual alternativo. A abordagem foi feita durante as aulas da disciplina Química, a fim de contribuir com a construção de conhecimento científico dos alunos com perspectiva CTS. A intervenção foi realizada numa escola pública na cidade de Aracaju/SE. Foi aplicado um questionário investigativo; em seguida ministrada uma aula contextualizada a partir do recurso. Após a aplicação, as concepções dos alunos foram avaliadas com base em respostas objetivas e subjetivas, relacionando-as com tomada de decisões diante do tema controverso discutido. Os dados mostram uma evolução nas concepções dos alunos.Palavras-chave: Efeito Estufa. Aquecimento Global. Ensino CTS.

Biografia do Autor

Éverton da Paz Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (NPGECIMA- UFS). Licenciado em Química pela Faculdade Pio Décimo. Atualmente é professor Instrutor do SENAI-SE.

Lenalda Dias dos Santos, Faculdade Pio Décimo

Coordenadora do curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo e integra o Laboratório de Pesquisa e Investigação em Ciências e Ensino de Química (LAPICEQ) desta Faculdade.

Rose Mary de Azevedo, Faculdade Pio Décimo

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Faculdade Pio Décimo (FPD), Especialização em andamento na área de Educação em Química.

Maria Clara Pinto Cruz, Faculdade Pio Décimo

Professora Doutora pela UNICAMP-SP membro do Instituto de Pesquisa Interinstitucional de Sergipe (IPISE) e Laboratório de Pesquisa e Investigação em Ciências e Ensino de Química (LAPICEQ) do Programa de Iniciação Científica do curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo, Aracaju-Sergipe- Brasil

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secre¬taria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999.

BAROLLI, Elizabeth; FARIAS, Carmem Roselaine Oliveira; LEVI, Elifas. O potencial de assuntos controversos pata a educação em uma perspectiva CTS. In. Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia” e Encontro Regional de Ensino de Biologia, São Paulo: FEUSP, 2006.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1976. 158 p.

DIAS, G.F. Educação Ambiental, Princípios e Prática. São Paulo: Ed. Gaia, 1992. Elementos para Capacitação em Educação Ambiental. Ilhéus: Editus. Ed. UESC,1999.

FREITAS, Denise de. VILLANI, Alberto. Cols. A natureza dos argumentos na análise de temas controversos: estudo de caso na formação de pós-graduandos numa abordagem CTS. Universidade Federal de São Carlos – Brasil.

HALMENSCHLAGE; Karine R e Souza Carlos A. Abordagem temática: uma análise dos aspectos que orientam a escolha de temas na situação de estudo. Investigações em Ensino de Ciências – V17(2), pp. 367-384, 2012.

JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, pp.189-205, 2003.

LUDKE, M; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária Ltda, 1986.

MARCONI, M. de A., LAKATOS, E.M. Metodologia científica. 5. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2010.

PEDRINI, A.G. Trajetórias da Educação Ambiental. In: ______. (Org.). Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: A RELEVÂNCIA DO ENFOQUE CTS PARA O CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO Science, Technology and Society: the importance of the STS view to high school context. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.

RICHARDSON, Roberto Jarry. (et al). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTOS, Wildson Luis Pereira e SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 4ª edição, Ijuí: Unijuí, 2010.

SANTOS, Wildson Luis Pereira. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 474-492, 2007.

VIEIRA, Kátia Regina Cunha Flor; BAZZO, Walter Antônio. Discussões acerca do aquecimento global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula. Ciência & Ensino, 2008.

ZUIN, Vânia G. & FREITAS, Denise de. A utilização de temas controversos: estudo de caso na formação de licenciandos numa abordagem CTSA. Ciência & Ensino, vol. 1, n. 2, junho de 2007.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos