Videogames “Protetores da Ciência” como um Recurso Didático para Aprendizagem na Educação não Formal

Autores

  • Maria del Pilar C. Soriano Universidade Estadual de Campinas, SP
  • Zoraya Elena López-Cabaña Universidad de Chile, Santiago, Chile.
  • Manuel J. Ortiz-Sandoval Universidad de Talca, Chile.
  • Mauricio Glaz-Careaga Glaz-Careaga Universidad Católica del Maule, Talca, Chile.
  • Roberto, Needham-Quintanilla Universidad de Talca, Talca, Chile

Resumo

Esta pesquisa apresenta os resultados preliminares da criação de videogames no formato de minijogos sobre os conteúdos de Química, de Física e de Biologia. Na atualidade os minijogos estão nas salas de aula de alguns colégios com o objetivo de influenciar a aprendizagem em temas de ciência. Neste trabalho, a aprendizagem foi casual e integrou conteúdos científicos e tecnológicos no contexto da educação não formal; no intuito de promover a cultura científica, a curiosidade, a paixão pelo conhecimento, a criatividade e a inovação. A intervenção didática ocorreu na Região do Maule - Chile, aplicada a quem se encontra na idade escolar. Os resultados mostraram que os usuários se envolveram de forma natural e entusiasta com os minijogos. Os 89,6% dos usuários mostraram aceitação dos videogames como ferramentas que facilitaram a aprendizagem de forma mais atrativa, prazerosa e permitiram a melhor memorização.Palavras-chave: Ciência. Educação não formal. Videogames.

Biografia do Autor

Maria del Pilar C. Soriano, Universidade Estadual de Campinas, SP

Doutora em Ciência pela Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil. Trabalha na área de Produtos Naturais e Síntese Orgânica e no Desenvolvimento de Novas Metodologias de Ensino-Aprendizagem das Ciências. Professora pesquisadora na Universidad de Talca, Talca, Chile.

Zoraya Elena López-Cabaña, Universidad de Chile, Santiago, Chile.

Doutora em Quimica pela Universidad de Chile, Santiago, Chile. Trabalha na área de Nanociência e Nanotecnologia na Síntese e aplicações de NanoCompostos metálicos e semi-conductores e no Desenvolvimento de Novas Metodologias de Ensino-Aprendizagem das Ciências. Professora pesquisadora na Universidad de Talca, Talca, Chile.

Manuel J. Ortiz-Sandoval, Universidad de Talca, Chile.

Designer pela Universidad de Talca, Chile. Trabalha no desenho de novos produtos tecnológicos. Designer do Explora-Utalca-Maule, Talca, Chile.

Mauricio Glaz-Careaga Glaz-Careaga, Universidad Católica del Maule, Talca, Chile.

Engenheiro Civil em Ciência da Computação pela Universidad Católica del Maule, Talca, Chile. Desenvolvedor de Jogos de Vídeogame na Empresa Runrana Games.

Roberto, Needham-Quintanilla, Universidad de Talca, Talca, Chile

Engenheiro da Computação pela Universidad de Talca, Talca, Chile. Desenvolvedor de Jogos de Videogame na Empresa Runrana Games.

Referências

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Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos