Produção e aplicação do jogo “Bombando na Química”: uma experiência com os alunos da 1ª série do Ensino Médio

Autores

  • Joyce de Souza Ferreira Universidade Federal de Sergipe, Brasil
  • Daysiane Secunda de Souza Faculdade Pio Décimo
  • Gezyel Barbosa de Aquino Faculdade Pio Décimo
  • Rose Mary de Azevedo Faculdade Pio Décimo
  • Maria Clara Pinto Cruz Faculdade Pio Décimo

Resumo

Este estudo aborda o uso de jogo didático Bombando na Química como método alternativo no ensino de Ligações Químicas, tendo também como intuito verificar a importância da intervenção lúdica como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho foi dividido em dois momentos distintos: produção do jogo com os alunos do 1º ano do Ensino Médio; e a aplicação como instrumento de aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo analisar a eficiência de um jogo, além de promover melhorias nos aspectos: cognitivo, motivacional e nas relações interpessoais. Após aplicação da intervenção didática lúdica, constatou-se que o uso de jogos didáticos no ensino de Química contribuiu para despertar a motivação dos alunos facilitando o processo de aprendizagem.Palavras-chave: Jogo didático. Ligações Químicas. Ensino e Aprendizagem

Biografia do Autor

Joyce de Souza Ferreira, Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Graduação em Licenciatura em Química pela Faculdade Pio Décimo (FPD), Pós-Graduada em Didática no Ensino Superior pela Faculdade Pio Décimo (FPD). Mestranda do Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Av. Marechal Rondon S/N. UFS - CEP 49 100 000. São Cristóvão–SE.

Daysiane Secunda de Souza, Faculdade Pio Décimo

Graduada em Licenciatura em Química pela Faculdade Pio Décimo (FPD). Aracaju-Sergipe- Brasil.

Gezyel Barbosa de Aquino, Faculdade Pio Décimo

Graduado em Licenciatura em Química pela Faculdade Pio Décimo (FPD). Professor de Química no colégio Estadual Dr. Jessé Fontes – Pedrinhas/SE.

Rose Mary de Azevedo, Faculdade Pio Décimo

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Faculdade Pio Décimo (FPD), Especialização em andamento na área de Educação em Química, Aracaju-Sergipe- Brasil.

Maria Clara Pinto Cruz, Faculdade Pio Décimo

Professora Doutora pela UNICAMP-SP membro do Instituto de Pesquisa Interinstitucional de Sergipe (IPISE) e Laboratório de Pesquisa e Investigação em Ciências e Ensino de Química (LAPICEQ) do Programa de Iniciação Científica do curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo, Aracaju-Sergipe- Brasil.

Referências

ANCINELO, P. F.; CALDEIRA, L.P. O papel dos jogos lúdicos na educação contemporânea. Universidade da Região da Campanha – URCAMP Alegrete, 2009.

ANTUNES, C. Professores e professauros: reflexão sobre a aula e prática pedagógicas diversas.3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FITA, E. C.; TAPIA, J. A. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2009.

KISHIMOTO, T. M.; O brinquedo na educação: Considerações históricas. Ideias, v. 7, n. 1, p. 40-43, 1990.

MALUF, Â. C. M, Atividades lúdicas para a educação infantil: Conceitos, orientações e práticas. 1ªed. Petrópolis: Vozes, 2008.

MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na Educação Infantil. Tradução: Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.

NARDIN, I. C. B.; Brincando aprende-se química. Dia a dia educação, 2008. Disponível em: <www.diaadiaeducacao.pr.gov.br
/portals/pde/arquivos/688-4.pdf>. Acesso em: 01 de abril de 2015.

SANTANA, E. M. de. A influência de Atividades Lúdicas na Aprendizagem de Conceitos Químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação- Interunidades em Ensino de Ciências, São Paulo, 2008.

SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I.; MILANI, E. Jogos de matemática do 6° ao 9° ano. Cadernos do Mathema. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Dossiê