Práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem do deficiente visual no ensino regular
Resumo
O estudo “Práticas Pedagógicas no Processo Ensino Aprendizagem do Deficiente Visual no ensino regular” tem o objetivo realizar uma reflexão acerca da prática pedagógica no processo ensinoaprendizagem do aluno com cegueira ou baixa visão. O processo investigativo que foi gestado no questionamento: como utilizar materiais didáticos alternativos que auxiliem no processo de ensino aprendizagem de alunos com cegueira e baixa visão em um ambiente escolar com diversos alunos e em tempo de aula comum a todos? A metodologia empregada foi à pesquisa bibliográfica, junto a materiais bibliográficos, internet e outros de igual natureza, fazendo uso da abordagem qualitativa, levando em conta os princípios da Análise de Conteúdo, que resultou na seguinte inferência: é imprescindível o papel social da Escola e seu compromisso de proporcionar um processo educacional mais justo e democrático para a elaboração de conhecimentos e efetivação de políticas inclusivas. É dever basilar de a escola proporcionar o atendimento adequado às necessidades especificas desses alunos. Conclui-se este estudo ressaltando-se que através das Tecnologias Assistivas ou materiais didáticos alternativos de baixo custo é possível uma promoção e equalização de oportunidades a todos os alunos, sejam eles deficientes ou não.Palavras-chave: Deficiência Visual. Práticas Pedagógicas. Ensino-Aprendizagem.Referências
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