Escola, didática e docência: pilares fundamentais no desenvolvimento integral dos alunos

Autores

  • Graziane Gomes dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Maísa Pereira de Jesus Universidade Federal de Sergipe
  • Jucilene Santana Santos Faculdade Pio Décimo
  • Filipe Silva de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O trabalho intitulado Escola, didática e docência: pilares fundamentais no desenvolvimento integral dos alunos busca uma reflexão sobre a importância do professor e os seus mecanismos em sala de aula para promover atividades diferenciadas. Através da análise dos primeiros capítulos do livro Lições da Didática: 1-Ensinar: Uma atividade complexa e laboriosa, 2-A dimensão intencional do ensino, 3-Os conhecimentos curriculares e do Ensino e dos artigos A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas de licenciatura em matemática e Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural, correlacionando-os e interpretando seus conceitos e ideias. Logo, nosso objetivo é dimensionar a visão dos leitores para a influência do papel docente na formação de cidadãos.Palavras-chave: Aluno. Professor. Didática.

Biografia do Autor

Graziane Gomes dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Química pela Faculdade Pio Décimo, Mestranda em Ensino de Ciência e Matemática (UFS).

Maísa Pereira de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Química pela Faculdade Pio Décimo, Mestranda em Ensino de Ciência e Matemática (UFS).

Jucilene Santana Santos, Faculdade Pio Décimo

Licenciada em Química pela Faculdade Pio Décimo.

Filipe Silva de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em Química pela Faculdade Pio Décimo, Mestrando em Ensino de Ciência e Matemática (UFS).

Referências

CASTANHO, Maria Eugênia. A dimensão intencional do Ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.); et al. Lições de Didática. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 2006. pp. 35- 56.

CUNHA, Maria Isabel da. Os conhecimentos curriculares e do ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.); et al. Lições de Didática. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 2006. pp. 57- 74.

FIORENTINI, Dario. A formação matemática e didático-pedagógico nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 18, p. 107-115, 2005.

PILETTI, Nelson e ROSSATO, Solange Marques. Wallon: Desenvolvimento Integral e Aprendizagem. Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Editora Cortexto, 2011. pp. 101-114.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. “Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte; 2012; p. 1-22.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Ensinar: Uma atividade complexa e laboriosa. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.); et al. Lições de Didática. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 2006. pp. 13-34.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Dossiê