Escola, didática e docência: pilares fundamentais no desenvolvimento integral dos alunos
Resumo
O trabalho intitulado Escola, didática e docência: pilares fundamentais no desenvolvimento integral dos alunos busca uma reflexão sobre a importância do professor e os seus mecanismos em sala de aula para promover atividades diferenciadas. Através da análise dos primeiros capítulos do livro Lições da Didática: 1-Ensinar: Uma atividade complexa e laboriosa, 2-A dimensão intencional do ensino, 3-Os conhecimentos curriculares e do Ensino e dos artigos A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas de licenciatura em matemática e Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural, correlacionando-os e interpretando seus conceitos e ideias. Logo, nosso objetivo é dimensionar a visão dos leitores para a influência do papel docente na formação de cidadãos.Palavras-chave: Aluno. Professor. Didática.Referências
CASTANHO, Maria Eugênia. A dimensão intencional do Ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.); et al. Lições de Didática. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 2006. pp. 35- 56.
CUNHA, Maria Isabel da. Os conhecimentos curriculares e do ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.); et al. Lições de Didática. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 2006. pp. 57- 74.
FIORENTINI, Dario. A formação matemática e didático-pedagógico nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 18, p. 107-115, 2005.
PILETTI, Nelson e ROSSATO, Solange Marques. Wallon: Desenvolvimento Integral e Aprendizagem. Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Editora Cortexto, 2011. pp. 101-114.
PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. “Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte; 2012; p. 1-22.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Ensinar: Uma atividade complexa e laboriosa. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.); et al. Lições de Didática. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 2006. pp. 13-34.
CUNHA, Maria Isabel da. Os conhecimentos curriculares e do ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.); et al. Lições de Didática. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 2006. pp. 57- 74.
FIORENTINI, Dario. A formação matemática e didático-pedagógico nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 18, p. 107-115, 2005.
PILETTI, Nelson e ROSSATO, Solange Marques. Wallon: Desenvolvimento Integral e Aprendizagem. Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Editora Cortexto, 2011. pp. 101-114.
PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. “Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte; 2012; p. 1-22.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Ensinar: Uma atividade complexa e laboriosa. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.); et al. Lições de Didática. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 2006. pp. 13-34.