O ENSINO-APRENDIZAGEM E AS ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS DO PROJOVEM URBANO
Palavras-chave:
Estratégias motivacionais, Processo de ensino-aprendizagem, PROJOVEM Urbano.Resumo
O presente trabalho objetiva analisar o processo de ensino-aprendizagem e as estratégias motivacionais presentes na metodologia do Programa Nacional de Inclusão de Jovens -PROJOVEM Urbano, propondo sugestões a partir da realidade observada. O objeto de estudo faz parte de uma política governamental que tenta reduzir a disparidade idade-série presente no ensino fundamental noturno e foi escolhido por apresentar resultados significativos quando comparado àtradicional Educação de Jovens e Adultos – EJA. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise quantitativa da opinião dos educandos acerca projeto e um comparativo entre essa observação in loco e as propostas traçadas no Projeto Político Integrado – PPI – do PROJOVEM. Os resultados obtidos colaboram para uma análise das diretrizes motivacionais utilizadas para a melhoria do processo de aprendizagem dos educandos.Referências
CRUZ, José Marcos de Oliveira. O uso da internet no ensino superior: um estudo exploratório com alunos de graduação. In: V Semana de Educação & II Encontro Regional de Educação, 2005, São Cristóvão.
PAIVA, Vanilda Pereira. Perspectivas e Dilemas da Educação Popular. 2ªed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
______. História da Educação Popular no Brasil: Educação popular e Educação de Adultos. 6ª Ed. São Paulo: Loyola, 2003.
PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO DO PROJOVEM URBANO - PPI. Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens -
ProJovem Urbano, 2008.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 2002.
ROGERS, Carl R. Tornar-se Pessoa. São Paulo: 4ªed. Martins Fontes, 1991.
TEIXEIRA, Élson A. Aprendizagem e Criatividade Emocional. São Paulo: Makron Books, 1998.
VALENTE, José A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/Nied, 1999.
XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.
PAIVA, Vanilda Pereira. Perspectivas e Dilemas da Educação Popular. 2ªed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
______. História da Educação Popular no Brasil: Educação popular e Educação de Adultos. 6ª Ed. São Paulo: Loyola, 2003.
PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO DO PROJOVEM URBANO - PPI. Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens -
ProJovem Urbano, 2008.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 2002.
ROGERS, Carl R. Tornar-se Pessoa. São Paulo: 4ªed. Martins Fontes, 1991.
TEIXEIRA, Élson A. Aprendizagem e Criatividade Emocional. São Paulo: Makron Books, 1998.
VALENTE, José A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/Nied, 1999.
XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.
Downloads
Publicado
2009-07-16
Edição
Seção
Estudo Empírico