O ENSINO-APRENDIZAGEM E AS ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS DO PROJOVEM URBANO

Autores

  • Daniela Lisboa Lapa
  • José Marcos de Oliveira Cruz

Palavras-chave:

Estratégias motivacionais, Processo de ensino-aprendizagem, PROJOVEM Urbano.

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar o processo de ensino-aprendizagem e as estratégias motivacionais presentes na metodologia do Programa Nacional de Inclusão de Jovens -PROJOVEM Urbano, propondo sugestões a partir da realidade observada. O objeto de estudo faz parte de uma política governamental que tenta reduzir a disparidade idade-série presente no ensino fundamental noturno e foi escolhido por apresentar resultados significativos quando comparado àtradicional Educação de Jovens e Adultos – EJA. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise quantitativa da opinião dos educandos acerca projeto e um comparativo entre essa observação in loco e as propostas traçadas no Projeto Político Integrado – PPI – do PROJOVEM. Os resultados obtidos colaboram para uma análise das diretrizes motivacionais utilizadas para a melhoria do processo de aprendizagem dos educandos.

Referências

CRUZ, José Marcos de Oliveira. O uso da internet no ensino superior: um estudo exploratório com alunos de graduação. In: V Semana de Educação & II Encontro Regional de Educação, 2005, São Cristóvão.

PAIVA, Vanilda Pereira. Perspectivas e Dilemas da Educação Popular. 2ªed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
______. História da Educação Popular no Brasil: Educação popular e Educação de Adultos. 6ª Ed. São Paulo: Loyola, 2003.

PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO DO PROJOVEM URBANO - PPI. Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens -
ProJovem Urbano, 2008.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 2002.

ROGERS, Carl R. Tornar-se Pessoa. São Paulo: 4ªed. Martins Fontes, 1991.

TEIXEIRA, Élson A. Aprendizagem e Criatividade Emocional. São Paulo: Makron Books, 1998.

VALENTE, José A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/Nied, 1999.

XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.

Downloads

Publicado

2009-07-16

Edição

Seção

Estudo Empírico