Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Psicologia em Foco?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Informação para Autores:
Os trabalhos devem obedecer às normas da APA (American Psychological Association) (2010, 6ª edição), segundo as normas da revista, detalhadas abaixo:

1 - Os artigos deverão conter título em português (para outros idiomas) e inglês, além do Resumo, Abstract de RESPONSABILIDADE total do autor (até 250 palavras em parágrafo único), bem como palavras-chave (em português ou inglês), digitados em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaço 1,5 nas entrelinhas e o mesmo entre parágrafos, com um número de páginas entre 12 e 25, no máximo.

2- As demais modalidades aceitas nesta revista deverão acompanhar a mesma formatação para artigos porém com os seguintes formatos:Resenhas: resumo crítico de obra recém-publicada, até dois anos no máximo, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. A resenha deve contar de duas a quatro páginas, devendo estar de acordo com as normas relativas à publicação de resenhas críticas. Comunicações de Teses: Psicologia em Foco aceita resumos de dissertações e teses, defendidas até dois anos no máximo, com três páginas no mínimo e que seja relativa ao campo de estudo da Psicologia. Comunicações de pesquisas: relato completo da pesquisa, porém sucinto, concluída ou em andamento (mas já com resultados ainda que parciais), entre 10 e 15 páginas, Relato de Experiência: relato de experiência profissional, contendo metodologia e resultados, resumidamente de 3 a 5 páginas.  
3 - Correções ortográficas são de responsabilidade do autor, que deve submeter o artigo SOMENTE após efetiva revisão ortográfica do mesmo, que deve estar de acordo com as regras da Nova Ortografia Brasileira.

4 - O artigo deverá conter folha de rosto, com o título do trabalho, em caixa alta, o(s) nomes(s) do(s) autor(es) com as iniciais maiúsculas e demais minúsculas. Deverá conter nota de como o autor será referido na publicação, contendo como itens obrigatórios a qualificação do autor: Nome, endereço eletrônico, titulação e vinculação institucional do autor.

5 - As fontes de citações, no decorrer do artigo, devem obrigatoriamente seguir as normas da APA (American Psychological Association).

6 - Citações:

a) Artigo com dois autores: cite os dois nomes sempre que o artigo for referido.

b) Artigo com três a cinco autores: cite todos os autores na primeira referência; da segunda referência em diante utilize sobrenome do primeiro autor seguido de "et al." e da data, caso seja a primeira citação no parágrafo.

c) Artigo com seis ou mais autores: cite apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de "et al." e da data. Porém, na seção de Referências, todos os nomes dos autores deverão ser relacionados.

d) Citações de obras antigas e reeditadas
Utilize o seguinte formato: Autor (data de publicação original / data de publicação consultada).

Atenção: Não use os termos apud, op. cit, id. ibidem, e outros. Eles não fazem parte das normas da APA.

Abreviações em Latim: Use as seguintes abreviações de Latim apenas em texto entre parênteses; em texto sem parênteses, use a tradução em português destes termos: cf. = compare; i.e. = isto é ; e.g. = por exemplo; viz. = ou seja; etc. = e assim por diante; vs. = versus, contra.

Notas: Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas no texto por algarismos arábicos sobrescritos e apresentadas imediatamente após o Corpo do texto. Recue a primeira linha de cada nota de rodapé em 1,25cm.

7 Exemplos de referências:

1. Artigo de revista científica
Bosa, C. A. & Piccinini, C. A. (1996). Comportamentos interativos em crianças com temperamento fácil e difícil. Psicologia Reflexão e Crítica, 9, 337-352.

2. Artigo de revista científica paginada por fascículo
Hüning, S. M. & Guareschi, N. M. F. (2005). O que estamos construindo: especialidades ou especialismos? Psicologia & Sociedade, 17(1), 89-92.

3. Artigo de revista científica no prelo
Indicar, no lugar da data, que o artigo está no prelo. Incluir o nome do periódico sublinhado após o título do artigo. Não referir data e números do volume, fascículo ou páginas até que o artigo seja publicado. No texto, citar o artigo indicando que está no prelo.

4. Livros
Silva, R. N. (2005). A invenção da psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes.

5. Capítulo de livro
Maraschin, C. (2005). Redes de conversação como operadores de mudanças estruturais na convivência. In N. M. C. Pellanda, E. T. M. Schlünzen, & K. Schlüzen Jr. (Orgs.), Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas (pp. 135-143). Rio de Janeiro: DP & A.

6. Trabalho apresentado em congresso com resumo publicado em anais
Todorov, J. C., Souza, D. G., & Bori, C. M. (1992). Escolha e decisão: A teoria da maximização momentânea [Resumo]. In Sociedade Brasileira de Psicologia (Org.), Resumos de comunicações científicas, XXII Reunião Anual de Psicologia (p. 66). Ribeirão Preto: SBP.

7.Teses ou dissertações
Dal Molim, F. (2002). Autopoiese e sociedade: a rede integrada de serviços da Restinga na teoria dos sistemas vivos. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

8. Obra antiga e reeditada em data muito posterior
Castel, R. (2001). As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário (I. D. Poleti, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes. (Original publicado em 1995)

9. Autoria institucional
American Psychological Association. (1994). Publication manual (4ª ed.). Washington, DC: Author.

Tabelas: Devem ser elaboradas em Rich text format (.rtf) ou Excel. Cada tabela começa em uma página separada. A palavra Tabela é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à tabela. Digite o título da tabela à esquerda, em itálico e sem ponto final. Apenas a primeira letra do título e nomes próprios devem estar em maiúsculas.

Figuras: Devem ser do tipo de arquivo JPG e apresentadas em uma nova página. Não devem exceder  15 cm de largura por 20cm de comprimento. A palavra Figura é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à figura. Digite o título da figura à esquerda, em itálico e sem ponto final. Apenas a primeira letra do título e nomes próprios devem estar em maiúsculas.
Observações

a. Os trabalhos que não atenderem às diretrizes da revista serão automaticamente rejeitados.
b. Os editores reservam-se o direito de proceder a pequenas modificações nos originais, visando sua adequação aos padrões da publicação. Modificações substanciais serão de responsabilidade dos autores que receberão cópias dos pareceres com as respectivas sugestões.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  4. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.