Diretrizes para Autores
Informação para Autores:
Os trabalhos devem obedecer às normas da APA (American Psychological Association) (2010, 6ª edição), segundo as normas da revista, detalhadas abaixo:
1 - Os artigos deverão conter título em português (para outros idiomas) e inglês, além do Resumo, Abstract de RESPONSABILIDADE total do autor (até 250 palavras em parágrafo único), bem como palavras-chave (em português ou inglês), digitados em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaço 1,5 nas entrelinhas e o mesmo entre parágrafos, com um número de páginas entre 12 e 25, no máximo.
2- As demais modalidades aceitas nesta revista deverão acompanhar a mesma formatação para artigos porém com os seguintes formatos:Resenhas: resumo crítico de obra recém-publicada, até dois anos no máximo, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. A resenha deve contar de duas a quatro páginas, devendo estar de acordo com as normas relativas à publicação de resenhas críticas. Comunicações de Teses: Psicologia em Foco aceita resumos de dissertações e teses, defendidas até dois anos no máximo, com três páginas no mínimo e que seja relativa ao campo de estudo da Psicologia. Comunicações de pesquisas: relato completo da pesquisa, porém sucinto, concluída ou em andamento (mas já com resultados ainda que parciais), entre 10 e 15 páginas, Relato de Experiência: relato de experiência profissional, contendo metodologia e resultados, resumidamente de 3 a 5 páginas.
3 - Correções ortográficas são de responsabilidade do autor, que deve submeter o artigo SOMENTE após efetiva revisão ortográfica do mesmo, que deve estar de acordo com as regras da Nova Ortografia Brasileira.
4 - O artigo deverá conter folha de rosto, com o título do trabalho, em caixa alta, o(s) nomes(s) do(s) autor(es) com as iniciais maiúsculas e demais minúsculas. Deverá conter nota de como o autor será referido na publicação, contendo como itens obrigatórios a qualificação do autor: Nome, endereço eletrônico, titulação e vinculação institucional do autor.
5 - As fontes de citações, no decorrer do artigo, devem obrigatoriamente seguir as normas da APA (American Psychological Association).
6 - Citações:
a) Artigo com dois autores: cite os dois nomes sempre que o artigo for referido.
b) Artigo com três a cinco autores: cite todos os autores na primeira referência; da segunda referência em diante utilize sobrenome do primeiro autor seguido de "et al." e da data, caso seja a primeira citação no parágrafo.
c) Artigo com seis ou mais autores: cite apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de "et al." e da data. Porém, na seção de Referências, todos os nomes dos autores deverão ser relacionados.
d) Citações de obras antigas e reeditadas
Utilize o seguinte formato: Autor (data de publicação original / data de publicação consultada).
Atenção: Não use os termos apud, op. cit, id. ibidem, e outros. Eles não fazem parte das normas da APA.
Abreviações em Latim: Use as seguintes abreviações de Latim apenas em texto entre parênteses; em texto sem parênteses, use a tradução em português destes termos: cf. = compare; i.e. = isto é ; e.g. = por exemplo; viz. = ou seja; etc. = e assim por diante; vs. = versus, contra.
Notas: Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas no texto por algarismos arábicos sobrescritos e apresentadas imediatamente após o Corpo do texto. Recue a primeira linha de cada nota de rodapé em 1,25cm.
7 Exemplos de referências:
1. Artigo de revista científica
Bosa, C. A. & Piccinini, C. A. (1996). Comportamentos interativos em crianças com temperamento fácil e difícil. Psicologia Reflexão e Crítica, 9, 337-352.
2. Artigo de revista científica paginada por fascículo
Hüning, S. M. & Guareschi, N. M. F. (2005). O que estamos construindo: especialidades ou especialismos? Psicologia & Sociedade, 17(1), 89-92.
3. Artigo de revista científica no prelo
Indicar, no lugar da data, que o artigo está no prelo. Incluir o nome do periódico sublinhado após o título do artigo. Não referir data e números do volume, fascículo ou páginas até que o artigo seja publicado. No texto, citar o artigo indicando que está no prelo.
4. Livros
Silva, R. N. (2005). A invenção da psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes.
5. Capítulo de livro
Maraschin, C. (2005). Redes de conversação como operadores de mudanças estruturais na convivência. In N. M. C. Pellanda, E. T. M. Schlünzen, & K. Schlüzen Jr. (Orgs.), Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas (pp. 135-143). Rio de Janeiro: DP & A.
6. Trabalho apresentado em congresso com resumo publicado em anais
Todorov, J. C., Souza, D. G., & Bori, C. M. (1992). Escolha e decisão: A teoria da maximização momentânea [Resumo]. In Sociedade Brasileira de Psicologia (Org.), Resumos de comunicações científicas, XXII Reunião Anual de Psicologia (p. 66). Ribeirão Preto: SBP.
7.Teses ou dissertações
Dal Molim, F. (2002). Autopoiese e sociedade: a rede integrada de serviços da Restinga na teoria dos sistemas vivos. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
8. Obra antiga e reeditada em data muito posterior
Castel, R. (2001). As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário (I. D. Poleti, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes. (Original publicado em 1995)
9. Autoria institucional
American Psychological Association. (1994). Publication manual (4ª ed.). Washington, DC: Author.
Tabelas: Devem ser elaboradas em Rich text format (.rtf) ou Excel. Cada tabela começa em uma página separada. A palavra Tabela é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à tabela. Digite o título da tabela à esquerda, em itálico e sem ponto final. Apenas a primeira letra do título e nomes próprios devem estar em maiúsculas.
Figuras: Devem ser do tipo de arquivo JPG e apresentadas em uma nova página. Não devem exceder 15 cm de largura por 20cm de comprimento. A palavra Figura é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à figura. Digite o título da figura à esquerda, em itálico e sem ponto final. Apenas a primeira letra do título e nomes próprios devem estar em maiúsculas.
Observações
a. Os trabalhos que não atenderem às diretrizes da revista serão automaticamente rejeitados.
b. Os editores reservam-se o direito de proceder a pequenas modificações nos originais, visando sua adequação aos padrões da publicação. Modificações substanciais serão de responsabilidade dos autores que receberão cópias dos pareceres com as respectivas sugestões.