Análise de Aspectos Intrínsecos e Extrínsecos da Motivação Docente: Uma revisão literaria

Autores

  • Ana Cris das Mercês Faculdade Pio Décimo

Palavras-chave:

Motivação. Educação. Docente.

Resumo

Quando um professor está desmotivado o seu rendimento dentro da sala de aula tende a diminuir, comprometendo a qualidade do seu trabalho e causando queda na sua produtividade. A desmotivação no contexto da sala de aula prejudica e fragiliza a aprendizagem dos alunos, por isso, é essencial que novos paradigmas sejam criados, e que sejam levados em consideração as limitações desses profissionais, bem como o bem-estar dos professores e dos alunos. O objetivo desse estudo é analisar, a partir da revisão de literatura, aspectos relacionados à motivação extrínseca e intrínseca no que diz respeito à atividade docente. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada a partir de buscas em plataformas como SciELO, PePSIC e Google Acadêmico que serão aqui abordados. Conclui-se que sendo a motivação um processo psicológico complexo e determinante para as ações e escolhas do indivíduo, caracterizando-se como componente essencial para a produção de sentido na docência, emergem indagações sobre os motivos que sustentam a permanência dos professores na carreira docente. Buscar conhecer a motivação percebida pelos próprios professores, revelando o que dá sentido e promove a sua permanência na carreira é um dos focos deste estudo.

Biografia do Autor

Ana Cris das Mercês, Faculdade Pio Décimo

Quando um professor está desmotivado o seu rendimento dentro da sala de aula tende a diminuir, comprometendo a qualidade do seu trabalho e causando queda na sua produtividade. A desmotivação no contexto da sala de aula prejudica e fragiliza a aprendizagem dos alunos, por isso, é essencial que novos paradigmas sejam criados, e que sejam levados em consideração as limitações desses profissionais, bem como o bem-estar dos professores e dos alunos. O objetivo desse estudo é analisar, a partir da revisão de literatura, aspectos relacionados à motivação extrínseca e intrínseca no que diz respeito à atividade docente. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada a partir de buscas em plataformas como SciELO, PePSIC e Google Acadêmico que serão aqui abordados. Conclui-se que sendo a motivação um processo psicológico complexo e determinante para as ações e escolhas do indivíduo, caracterizando-se como componente essencial para a produção de sentido na docência, emergem indagações sobre os motivos que sustentam a permanência dos professores na carreira docente. Buscar conhecer a motivação percebida pelos próprios professores, revelando o que dá sentido e promove a sua permanência na carreira é um dos focos deste estudo.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Edição

Seção

Artigos originais baseados em dados empíricos