Brevíssima História da Psicologia em sua interface com a Escola

Autores

  • Jamily Fehlberg Faculdade Pio Décimo

Resumo

Psicologia Escolar ou Psicologia da Educação? Ou ainda Psicologia do Educacional ou Psicologia do Ensino? A qual dessas denominações poder-se-ia designar o campo de conhecimento psicológico em sua interface com a educação e a escola? É desafiador pensar na denominação do termo corretamente aplicável, embora muitos autores já tenham também se questionado e se debruçado na busca por essa definição. Pode-se pensar que a questão levantada é tema ultrapassado, porém ANTUNES (2003, 2008, 2011) e BARBOSA & SOUZA (2012) ainda o discutem em suas produções, as quais destacam os aspectos históricos como mais relevantes nessa altercação. Uma vez que são aspectos históricos os grandes sustentáculos de qualquer campo que se pretende construtor de saber sobre determinada realidade.  Além do que através da história analisa-se o momento atual e o contexto referencial para que o profissional interessado se situe da melhor forma possível no meio acadêmico profissional na atualidade e componha sua formação da melhor forma possível. 

Downloads

Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos teóricos com análises críticas de temas atuais