IMAGINAÇÃO, MÚSICA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: ATIVIDADES CRIADORAS EM UM CONTEXTO DE MUSICOTERAPIA COM EDUCADORES
Palavras-chave:
musicoterapia centrada na cultura, psicologia histórico-cultural, produção de sentidos.Resumo
Relata-se uma experiência em musicoterapia realizada em um encontro da “Oficina de Canções e Sensibilização” com educadoras da Educação Infantil, em escola regular. Foi um trabalho orientado pelo viés da Musicoterapia Centrada na Cultura (Stige), em interface com a perspectiva histórico-cultural da Psicologia (Vygotski). Analisa-se um encontro onde houve o trabalho articulado entre imaginação e atividade criadora na produção coletiva de canções/paródias, com o uso de técnicas musicoterápicas de Re-criação e Composição Musical. Foram atividades criadoras/expressivas em que as educadoras puderam participar sintetizando imaginação, percepção, pensamento, emoções e sentimentos junto às atividades musicais: vivências que permitiram combinações inovadoras diante da compreensão de si, de seus alunos, de suas realidades, e do contexto educacional versando possibilidades de mudanças. É uma proposta de musicoterapia relacionada ao contexto sócio-histórico-cultural de sujeitos em relação, que propicia aos participantes produzirem novos sentidos a si e a suas práticas pedagógicas.Referências
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Publicado
2013-11-12
Edição
Seção
Estudo Empírico