IMAGINAÇÃO, MÚSICA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: ATIVIDADES CRIADORAS EM UM CONTEXTO DE MUSICOTERAPIA COM EDUCADORES

Autores

  • Patrícia Waslawick
  • Kátia Maheirie

Palavras-chave:

musicoterapia centrada na cultura, psicologia histórico-cultural, produção de sentidos.

Resumo

Relata-se uma experiência em musicoterapia realizada em um encontro da “Oficina de Canções e Sensibilização” com educadoras da Educação Infantil, em escola regular. Foi um trabalho orientado pelo viés da Musicoterapia Centrada na Cultura (Stige), em interface com a perspectiva histórico-cultural da Psicologia (Vygotski). Analisa-se um encontro onde houve o trabalho articulado entre imaginação e atividade criadora na produção coletiva de canções/paródias, com o uso de técnicas musicoterápicas de Re-criação e Composição Musical. Foram atividades criadoras/expressivas em que as educadoras puderam participar sintetizando imaginação, percepção, pensamento, emoções e sentimentos junto às atividades musicais: vivências que permitiram combinações inovadoras diante da compreensão de si, de seus alunos, de suas realidades, e do contexto educacional versando possibilidades de mudanças. É uma proposta de musicoterapia relacionada ao contexto sócio-histórico-cultural de sujeitos em relação, que propicia aos participantes produzirem novos sentidos a si e a suas práticas pedagógicas.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARCELLOS, Lia Rejane Mendes. Cadernos de Musicoterapia 4. Etapas do processo musicoterápico ou para uma metodologia de Musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros, 1999.
BRUSCIA, Kenneth E. Definindo Musicoterapia. 2. ed. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000.

CHAGAS, Marly. Cantar é mover o som. In: FÓRUM PARANAENSE DE MUSICOTERAPIA, ENCONTRO PARANAENSE DE MUSICOTERAPIA E II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MUSICOTERAPIA, 3., 2001, Curitiba. Anais...Curitiba: AMT-PR, 2001. p. 119-122.

GAMBOA, Silvio A. S. Análise epistemológica dos métodos na pesquisa educacional: um estudo sobre as dissertações de mestrado em educação da UnB. Brasília: Faculdade de Educação UnB, 1982.

MAHEIRIE, Kátia. Constituição do sujeito, subjetividade e identidade. Interações, Florianópolis, v. VII, n.13, p. 31-44, jan.-jun. 2002.

MAHEIRIE, Kátia. Processo de criação no fazer musical: uma objetivação da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, n. 02, p. 147-153. 2003.

MAHEIRIE, Kátia. Sete mares numa ilha: a mediação do trabalho acústico na construção da identidade coletiva. São Paulo. 2001. [Tese]. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa V.; DA ROS, Silvia Z.; URNAU, Lilian C.; TITON, Andréia P.; WERNER, Francyne W.; CABRAL, Marcelo G.; VITÓRIO, Michelle; SANDER, Lucilene. O desenho de uma proposta de formação continuada de professores com oficinas estéticas. In: MAHEIRIE, Kátia;
ZANELLA, Andréa V.; DA ROS, Silvia Z. (Orgs.). Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: UFSC-Núcleo de Publicações, 2006. p. 239-254.

STIGE, Brynjulf. Community Music Therapy: exemplos, origens, influências e definição. Curso ministrado durante o XII Simpósio Brasileiro de Musicoterapia, VI Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia e II Encontro Nacional de Docência em Musicoterapia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2006.

STIGE, Brynjulf. Cultured-centered Music Therapy. Gislum: Barcelona Publishers, 2002.

VYGOTSKI, Lev S. Arte e vida. In: Vygotski, Lev S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 303-329.
VYGOTSKI, Lev S. Educação Estética. In: Vygotski, Lev S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 323-363.

VYGOTSKI, Lev S. La imaginación y el arte en la infancia. 6. ed. Madrid: Ediciones AKAL, 2003.

VYGOTSKI, Lev S. Pensamiento y palabra. In: Vygotski, Lev S. Obras Escogidas II. Madrid: Visor Distribuiciones, 1992.
WAZLAWICK, Patrícia. Quando a música entra em ressonância com as emoções: significados e sentidos na narrativa de jovens estudantes de Musicoterapia. Curitiba. 2004. [Dissertação]. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal do Paraná.

WAZLAWICK, Patrícia. Vivências em contexto coletivos e singulares onde a música entra em ressonância com as emoções. Psicologia Argumento, Curitiba, 24(47), p. 73-83, out./dez. 2006.

WAZLAWICK, Patrícia; CAMARGO, Denise; MAHEIRIE, Kátia. Significados e sentidos da música: uma breve “composição” a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 1, p. 105-113, jan./abr. 2007.

ISAACS, Alan; MARTIN, Elizabeth (Orgs.). Dicionário de Música Zahar. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

ZIRALDO. Ziraldo Alves Pinto. Uma professora muito maluquinha. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1995.

Downloads

Publicado

2013-11-12

Edição

Seção

Estudo Empírico