“ESTUDAR PARA ‘SER ALGUÉM’ NA VIDA?”:A PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS ACERCA DA EDUCAÇÃO FORMAL

Autores

  • MONICA NOGUEIRA DE SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • SABRINE MANTUAN DOS SANTOS COUTINHO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE POLO UNIVERSITÁRIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Palavras-chave:

Adolescentes, Instituições de Acolhimento, Educação Formal.

Resumo

Este artigo objetivou verificar o sentido atribuído por adolescentes institucionalizados à questão da educação formal, e como esta se relaciona com seus projetos de vida e futuro. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 adolescentes institucionalizados, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 17 anos. Os dados foram organizados e analisados de acordo com a proposta da análise de conteúdo temática. Foram elencadas cinco categorias: 1-Estudos e projetos de futuro; 2-Experiências na escola; 3-Interrupção dos estudos; 4-Dificuldades para aprender; 5-Estudos e instituição de acolhimento. Os resultados evidenciam paradoxos entre o que os participantes pensam/idealizam sobre a educação escolar e as experiências apresentadas por eles em relação ao processo de escolarização e aos estudos. Considera-se que, em relação a essa questão, a equipe técnica dos serviços de acolhimento tem um papel fundamental, pois pode atuar potencializando, a partir de diferentes estratégias, tais como oficinas psico-educativas, a relação entre esses adolescentes e a educação escolar, apontando as possibilidades daí decorrentes, e, ao mesmo tempo problematizando todos os fatores que se relacionam à mesma.

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Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Estudo Empírico