SÍNDROME DE BURNOUT E FATORES ESTRESSORES EM UMA AMOSTRA DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Possibilidades de Intervenções, Saúde do professor, Síndrome de BurnoutResumo
A Síndrome de Burnout (SB) é definida como uma resposta ao estresse laboral crônico. A classe docente tem sido identificada como a segunda categoria profissional mais afetada por doenças relacionadas ao estresse ocupacional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar a presença de sintomas relacionados ao burnout e identificar a presença de fatores estressores associados aos piores níveis nas três dimensões de burnout. Um grupo de 19 professores respondeu ao Maslach Burnout Inventory – MBI e a um questionário sobre fatores estressores relacionados ao estresse laboral. Para análise dos dados foi realizada estatística descritiva. Os resultados indicaram, que 12 dos 19 professores da amostra apresentou indicativo de burnout. O estudo discute a relação de características sociodemográficas e fatores estressores com o estresse laboral na classe docente e aponta caminhos para intervenções na área da psicologia educacional.Downloads
Publicado
2017-10-03
Edição
Seção
Estudo Empírico