SÍNDROME DE BURNOUT E FATORES ESTRESSORES EM UMA AMOSTRA DE PROFESSORES

Autores

  • Angelita Leites Silva IENH
  • Simone Steyer Professora do Curso de Psicologia da Faculdade IENH- Instituição Evangélica de Novo Hamburgo.

Palavras-chave:

Possibilidades de Intervenções, Saúde do professor, Síndrome de Burnout

Resumo

A Síndrome de Burnout (SB) é definida como uma resposta ao estresse laboral crônico. A classe docente tem sido identificada como a segunda categoria profissional mais afetada por doenças relacionadas ao estresse ocupacional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar a presença de sintomas relacionados ao burnout e identificar a presença de fatores estressores associados aos piores níveis nas três dimensões de burnout.  Um grupo de 19 professores respondeu ao Maslach Burnout Inventory – MBI e a um questionário sobre fatores estressores relacionados ao estresse laboral. Para análise dos dados foi realizada estatística descritiva. Os resultados indicaram, que 12 dos 19 professores da amostra apresentou indicativo de burnout. O estudo discute a relação de características sociodemográficas e fatores estressores com o estresse laboral na classe docente e aponta caminhos para intervenções na área da psicologia educacional. 

Biografia do Autor

Angelita Leites Silva, IENH

Tenho 45 anos, resido em Novo Hamburgo há cerca de 30 anos. Aos 39 anos iniciei meu percurso Universitário na Faculdade IENH no Curso de Psicologia, onde terminei 6 anos depois. Foi aos 22 que comecei a trabalhar na área de educação, inicialmente em Uras (Extraclasses) trabalho com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.Realizei estágios em escola do município de NH com projeto “Singularidades no fazer Docente”, também Serviço Clinica Escola de Psicologia da Faculdade IENH ênfase na clínica Ampliada por 2 anos, estágio específico na APAE de Novo Hamburgo com duração de 2 anos Projeto“ Singularidades e práxis educativa: A formação no processo de produção e conhecimento no contexto de trabalho em uma escola especial. Qualidade de Vida”.  Realizei pesquisa em 2016, sobre “Síndrome de Burnout e fatores estressores em professores de ensino fundamental de uma Escola Municipal de Novo Hamburgo”. Interesse na área  Psicologia Educacional. 

Downloads

Publicado

2017-10-03

Edição

Seção

Estudo Empírico