Transtorno do Espectro do Autismo e as Práticas integrativas: as contribuições da transdisciplinaridade

Autores

  • Marcela Luzia Santos FACULDADE PIO DÉCIMO

Palavras-chave:

Transdisciplinar, tratamento, autismo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, apresentar a importância da transdisciplinaridade para o tratamento de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo como uma perspectiva de atuação. Descreve o surgimento da necessidade de um novo modelo de atuação dos profissionais de Saúde de forma integrada, a fim de não apenas cuidar do paciente diante de sua especialidade, mas sim, garantir além de um tratamento humanizado uma melhor forma de desenvolvimento de habilidades e uma oportunidade de aprimoramento de conteúdos e ações. O trabalho de forma integrada permite não só ao paciente a aos familiares um melhor desenvolvimento, mas também permite a equipe um melhor desempenho e resultado. Desse modo a transdisciplinaridade surge como uma necessidade para execução dos serviços de reabilitação, se instalando como uma nova proposta de trabalho que se opõe a atuação do modelo individualizado de tratamento do mesmo sujeito por diversas especialidades. O modo transdisciplinar propõe a valorização da relação integralizada dos profissionais envolvidos no processo, favorecendo melhor qualidade nos cuidados, fortalecendo o vínculo entre a equipe e as pessoas submetidas ao tratamento.  Possibilitando dessa forma maior autonomia dos sujeitos a partir de valores como respeito e dedicação por parte dos profissionais transcendendo categorias técnicas para valorizar o cuidado com o outro.

Downloads

Publicado

2019-04-15

Edição

Seção

Artigos teóricos com análises críticas de temas atuais