A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES A RESPEITO DE SUA PRÁTICA DOCENTE APLICADA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
Inclusão, Integração, Pessoas com Necessidades EspeciaisResumo
A inserção de pessoas com deficiência nas escolas vem ganhando atenção da sociedade, escola e famílias, inserindo-se, portanto, no contexto da discussão acerca das práticas educacionais desenvolvidas no ensino regular. A década de 1990 foi marcada por leis que exigiam a inserção dessas pessoas, e em Salamanca, no ano de 1994, aconteceu o grande passo rumo ao processo que hoje é conhecido como inclusão das pessoas que demandam necessidades educacionais especiais. Assim foi que da proteção e assistencialismo, vimos emergir o conceito de inclusão (SASSAKI, 1997). Esta pesquisa objetivou identificar, por meio da percepção dos professores de três escolas públicas parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da FAFIA, subprojeto Psicologia, como acontece o processo de inclusão de pessoas com deficiência. Nesta perspectiva, buscou-se compreender também como é o relacionamento dessas crianças com as demais e com a equipe escolar, por fim identificar se há a efetividade do processo de inclusão escolar. Vinte e quatro docentes que trabalham diretamente com a educação inclusiva foram entrevistados por meio de um questionário semiestruturado aplicado nas escolas participantes. Este trabalho, portanto, fez parte das atividades do referido Programa governamental e contou com financiamento da CAPES para sua realização.Referências
Adinolfi, V. T. (2012). Enfrentando o infanticídio: bioética, direitos humanos e qualidade de vida das crianças indígenas. Rede Mãos Dadas.[Internet].
Aranha, M. S. F. (1995). Integração social do deficiente: análise conceituale metodológica. Temas em psicologia, 3(2), 63-70.
Avramidis, E., & Norwich, B. (2002). Teachers' attitudes towards integration/inclusion: a review of the literature. European Journal of Special Needs Education, 17(2), 129-147..
Chicon, J. F. & Soares, J. A (2014). Compreendendo os conceitos de integração e inclusão. In Laboratório de Acessibilidade. Recuperado em 20 de setembro, 2014, de http://www.todosnos.unicamp.br:8080/lab/links-uteis/acessibilidade-e-inclusao/textos/compreendendo-os-conceitos-de-integracao-e-inclusao/
Miranda, A. A. B. (2004). História, deficiência e educação especial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, (15), 1-7.
Nakayama, A. M. (2007). Educação inclusiva: princípios e representação (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
SASSAKI, R. K. (1997). Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
Aranha, M. S. F. (1995). Integração social do deficiente: análise conceituale metodológica. Temas em psicologia, 3(2), 63-70.
Avramidis, E., & Norwich, B. (2002). Teachers' attitudes towards integration/inclusion: a review of the literature. European Journal of Special Needs Education, 17(2), 129-147..
Chicon, J. F. & Soares, J. A (2014). Compreendendo os conceitos de integração e inclusão. In Laboratório de Acessibilidade. Recuperado em 20 de setembro, 2014, de http://www.todosnos.unicamp.br:8080/lab/links-uteis/acessibilidade-e-inclusao/textos/compreendendo-os-conceitos-de-integracao-e-inclusao/
Miranda, A. A. B. (2004). História, deficiência e educação especial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, (15), 1-7.
Nakayama, A. M. (2007). Educação inclusiva: princípios e representação (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
SASSAKI, R. K. (1997). Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
Downloads
Publicado
2016-12-15
Edição
Seção
Artigos originais baseados em dados empíricos