DEIXANDO O PIOR PARA DEPOIS: VARIÁVEIS CONTEXTUAIS QUE AFETAM A OCORRÊNCIA DO COMPORTAMENTO DE PROCRASTINAÇÃO

Autores

  • Ísis Gomes Vasconcelos USP
  • Luciana Rodrigues Costa

Palavras-chave:

Procrastinação, Estudar, Análise do Comportamento, Escolha, Autocontrole.

Resumo

O comportamento de procrastinar pode ser compreendido como um tipo de escolha impulsiva, na qual o organismo opta por um evento aversivo de maior magnitude e mais atrasado no tempo ao invés de um evento aversivo de menor magnitude, porém mais próximo temporalmente. A escolha de adiar atividades aversivas pode trazer complicações na rotina de pessoas que precisam cumprir tarefas em prazos pré-estabelecidos como no trabalho e nos estudos. A presente pesquisa buscou identificar características contextuais que aumentam a probabilidade de escolha pela procrastinação acadêmica. Os participantes preencheram questionários que apresentavam seis cenários hipotéticos nos quais os participantes precisavam escolher entre cumprir uma tarefa pouco tempo após recebe-la ou após um intervalo de tempo. Os cenários manipulavam as variáveis intervalo temporal até o início da tarefa e magnitude do valor reforçador de tarefas concorrentes. Os resultados mostram que o custo da tarefa e de reforços concorrentes são as variáveis mais críticas para a escolha pela procrastinação. Os resultados, em conjunto com a literatura da área, sugerem que modificações na forma como as tarefas acadêmicas são prescritas poderiam evitar a procrastinação e favorecer o rendimento acadêmico. 

Biografia do Autor

Ísis Gomes Vasconcelos, USP

Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em ciências do comportamento pela UnB e doutoranda em psicologia experimental pela USP.

Downloads

Publicado

2017-02-21

Edição

Seção

Artigos originais baseados em dados empíricos