EDUCAÇÃO PELO OUTRO: SINGULARIDADES E DIFERENÇAS NO ENSINAR

Autores

  • Francisco Diemerson de Souza Pereira Faculdade Pio Décimo

Palavras-chave:

Outro, Educação, Singularidade, Diferença, Formação docente, Escola

Resumo

Na perspectiva da filosofia da diferença, confrontamos o outro no universo, plural e diverso, da Educação. Quem é este outro que nos persegue, que nos olha e que nos provoca debates, discursos e teorias sistemáticas, presentes no poder disciplinar das escolar e tão marcado na lógica cartesiana da modernidade? O presente trabalho resulta de uma reflexão sobre a importância da pesquisa em Educação volver seu olhar sobre este outro de uma maneira não inclusiva ou exclusiva, como adotado na organização escolar moderna, mas na construção de uma reação de vivencia e entendimento das singularidades e diferenças presentes na sala de aula e nos corredores escolares, uma multiplicidade que reflete a construção da sociedade contemporânea, com suas manifestações identitárias renovadoras e suas práticas discursivas que contrapõem antigos conceitos na provocação de novos saberes.

Referências

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. 2ª ed., Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DERRIDA, Jacques. Sob palavra: instantâneos filosóficos. Lisboa: Fim de Século, 2005.

FELDENS, Dinamara Garcia. O sujeito Moderno e sua modernidade sedentária: pequenas aproximações. In: Angélica Vier Munhoz;Dinamara Feldens;Rogério Schuck. (Org.). Aproximações sobre o sujeito Moderno: traçando algumas linhas. 1 ed. Lajeado: Editora Univates, 2006.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 9. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1995.
_________. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Tradução de. Andrea Daher. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997

GALLO, Sílvio. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. In: Anais do II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2008

LARROSA, Jorge. Para que servem os estrangeiros?. In: Educação e Sociedade: revista quadrimestral de Ciência da Educação/ Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) Campinas: Cedes, 2002

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 5. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

MARTINS, H.H.T. Metodologia Qualitativa de Pesquisa. São Paulo: Educação e Pesquisa, 2004.

MOLL, Jaqueline. Pensar o processo de pesquisa hoje. In: Grifos: revista de divulgação cientifica e cultural, Chapeco, n. 2, p. 9-16, ago. 1995.

SKLIAR, Carlos Bernardo. É o outro que retorna ou é um eu que hospeda? Notas sobre a pergunta obstinada pelas diferenças em educação. Texto apresentado na Sessão Especial da 25ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu-MG, out./nov., 2002c.

TIBURI, Marcia. Filosofia em Comum - Para ler junto. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

Downloads

Publicado

2019-09-18

Edição

Seção

Artigos teóricos com análises críticas de temas atuais