EU, MEUS FILHOS E NOSSA ESCOLA: PENSANDO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ESCOLA REGULAR

Autores

  • Jamily Fehlberg Faculdade Pio Décimo
  • Milena Cardoso Silva Faculdade Pio Décimo
  • Paula Cristina do Valle Faculdade Pio Décimo

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Comunidade, Cidadania.

Resumo

As atividades de extensão universitárias acontecem há pelo menos um século no país, e foi desde 1911 que as universidades abriram as portas à comunidade. Do início das atividades do setor até nossos dias muitos avanços foram percebidos, incluindo nesses a inclusão dessas atividades como ponto forte na avaliação de cursos superiores em Instituições de Educação Superior (IES) na iniciativa privada. O que alavancou, e muito, o potencial de atendimento à população, e o campo de abrangência das ações. Esse artigo visa apresentar uma das iniciativas de trabalho de extensão em IES privada, que atende a um bairro da periferia de Aracaju. O trabalho aconteceu ao longo do ano de 2014 e contou com equipe interdisciplinar de técnicos, docentes e discentes das áreas de pedagogia, psicologia e serviço social. Em sua etapa final e avaliativa optou-se pela não continuidade devido a ausências recorrentes ao final do ano.   

Biografia do Autor

Jamily Fehlberg, Faculdade Pio Décimo

Doutora pela Universidade Federal do Espírito Santo, professora do curso de Psicologia e Pedagogia da Faculdade Pio Décimo Aracaju/SE.

Milena Cardoso Silva, Faculdade Pio Décimo

Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia, discente no curso de Psicologia da Faculdade Pio Décimo.

Paula Cristina do Valle, Faculdade Pio Décimo

Discente do Curso de Psicologia da Faculdade Pio Décimo.

Referências

Barreto, R., & Milane, J. P. (2014). Roda de Conversa: Espaço de potencialização para a experiência feminina. In: STELLA, C. (org) (2014) Psicologia Comunitária: contribuições teóricas, encontros e experiências. Rio de Janeiro: Vozes.

Brasil Ministério da Educação. Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004. Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

Brasil, Ministério da Educação. Plano Nacional de Extensão. Portal MEC/SESu. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/sesu.

Brasil, Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007 - Institui o Programa Saúde na Escola (PSE), e dá outras providência. Brasília, 2007.

Coll, C. S., Marchesi, A., & Palacios, J. (org.) (2004a). Desenvolvimento psicológico e educação. Vol. II. Porto Alegre: Artmed.

Coll, C. S., Gallart, I. S., Goni, J. O. E., & Mestres, M. M. (org.) (2004b). Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artmed.

Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - FORPROEX. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Brasília: MEC/SESu, 2006.

Fórum de pró-reitores de extensão das universidades públicas brasileiras - Forproex. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: MEC/SeSu, 2012.

Fontes, J., & Lima, A. S. (2008). Bairro Santa Maria: Uma realidade em Sergipe. Aracaju/SE.

Freitas, M. F. Q. F. (1996). Psicologia na comunidade, psicologia da comunidade e psicologia(social) comunitária: Práticas da psicologia em comunidade nas décadas de 60 a 90, no Brasil. In: Campos, R. H. F. (1996). Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. Rio de Janeiro: Vozes.

Guarreschi, P. A. (1996). Relações comunitárias – Relações de dominação. In: CAMPOS, R. H. F. (1996). Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. Rio de Janeiro: Vozes.

Neto, J. F. (2001). Extensão Universitária: Uma análise Crítica. João Pessoa: Editora Universitária, 2001.

Neto, J. C. S., & Atik, M. L. G. (org). Extensão Universitária: Construção de Solidariedade. São Paulo: Expressão & Arte, 2005.

Perdigão, A. C. (2003). A ética do cuidado na intervenção comunitária e social: Os pressupostos filosóficos. Revista Análise Psicológica, 4 (21).

Picanço, M. R. A., & Brandão, M. F. R. Adolescência, saúde e qualidade de Vida. In: Calderon, A. I., & Sampaio, H. (org). Extensão Universitária: Ação Comunitária em Universidades Brasileiras. São Paulo: Olho d’Água, 2002.

Reis, R. (2010). Pétalas e Espinhos: A extensão Universitária no Brasil. São Paulo: Companhia dos Livros, 2010.

Sousa, A. L. L. (2010). A história da Extensão Universitária. São Paulo: Campinas, 2010.

Sloan, T. (2009). Globalização, Pobreza e Justiça Social: papéis para os Psicólogos. In: Guzzo, R. S. L., Lacerda Junior, F. (orgs) (2009). Psicologia Social para a América Latina. São Paulo: Alínea.

Downloads

Publicado

2015-10-24

Edição

Seção

Artigos sobre relatos de experiência profissional