O DEFICIENTE VISUAL E SUA FAMÍLIA
Palavras-chave:
Deficiência visual, Família, Sociedade.Resumo
O presente estudo visou investigar como o deficiente visual é recebido na família e que meios esta utiliza na formação da autonomia desse filho, passando, ainda, por uma compreensão da condição histórica que o acompanha, como, também, identifica a presença, ou não, do Psicólogo neste contexto. O local de realização da pesquisa foi uma escola de ensino privada para deficientes visuais, situada na capital Aracaju/SE, a qual funcionou até 2005. O instrumento utilizado na coleta de dados foi uma entrevista dirigida, aplicada às mães de filhos com deficiência visual, associada, ou não, a outros tipos de deficiência. A análise das entrevistas foi realizada considerando a abordagem qualitativa da pesquisa. A partir dessas entrevistas seis categorias de análise foram levantadas: reação da família frente à notícia do filho deficiente visual; dificuldade encontrada na relação com o filho deficiente visual; recursos utilizados pela família, no desenvolvimento da autonomia do filho deficiente visual; perspectivas da família em relação ao filho deficiente visual; comportamento social frente ao filho deficiente visual; e o papel do psicólogo junto à família do deficiente visual. Os resultados apontam que a família, enquanto primeiro grupo social, exerce uma função essencial para o desenvolvimento da autonomia do deficiente visual, precisando ser apoiada no desenvolvimento das potencialidades desse filho.Referências
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Publicado
2019-09-18
Edição
Seção
Artigos originais baseados em dados empíricos