O DEFICIENTE VISUAL E SUA FAMÍLIA

Autores

  • Ludmila Chagas Monteiro Farias Faculdade Pio Décimo

Palavras-chave:

Deficiência visual, Família, Sociedade.

Resumo

O presente estudo visou investigar como o deficiente visual é recebido na família e que meios esta utiliza na formação da autonomia desse filho, passando, ainda, por uma compreensão da condição histórica que o acompanha, como, também, identifica a presença, ou não, do Psicólogo neste contexto. O local de realização da pesquisa foi uma escola de ensino privada para deficientes visuais, situada na capital Aracaju/SE, a qual funcionou até 2005. O instrumento utilizado na coleta de dados foi uma entrevista dirigida, aplicada às mães de filhos com deficiência visual, associada, ou não, a outros tipos de deficiência. A análise das entrevistas foi realizada considerando a abordagem qualitativa da pesquisa. A partir dessas entrevistas seis categorias de análise foram levantadas: reação da família frente à notícia do filho deficiente visual; dificuldade encontrada na relação com o filho deficiente visual; recursos utilizados pela família, no desenvolvimento da autonomia do filho deficiente visual; perspectivas da família em relação ao filho deficiente visual; comportamento social frente ao filho deficiente visual; e o papel do psicólogo junto à família do deficiente visual. Os resultados apontam que a família, enquanto primeiro grupo social, exerce uma função essencial para o desenvolvimento da autonomia do deficiente visual, precisando ser apoiada no desenvolvimento das potencialidades desse filho.

Biografia do Autor

Ludmila Chagas Monteiro Farias, Faculdade Pio Décimo

Psicóloga pela Faculdade Pio Décimo (2004). Mestre  em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2009). Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero  do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED/UFS(2015). Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde com ênfase na Facilitação de Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem nos Projetos de Apoio ao SUS - APES Regiões (2015). Especialista em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2014). Especialista em Processos Educacionais na Saúde com ênfase em Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Instituição Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2015). Referência Técnica do Núcleo Estadual de Educação Permanente em Saúde - NEEPS na Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (2012).Professora Substituta de Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem e de Filosofia na Universidade Federal de Sergipe (2007). Professora de Metodologia da Pesquisa Científica e Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso em Cursos de Pós-Graduação na Faculdade Atlântico (2010). Professora de Psicologia do Trabalho e Psicologia Geral no Centro de Estudos Aplicados à Saúde - CEAS (2006).

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Publicado

2019-09-18

Edição

Seção

Artigos originais baseados em dados empíricos