ESTRESSE INFANTIL: IMPACTOS SOBRE O DESEMPENHO E SAÚDE DO ESCOLAR
Palavras-chave:
Estresse infantil, Desempenho escolar, Saúde do escolar, Família do educando.Resumo
Nas últimas décadas, foram desenvolvidas pesquisas sobre o estresse infantil no Brasil, e autoras como Lipp, Lucarelli, Marturano e Tricoli deram excelentes contribuições nesta área, constatando elevados índices de estresse infantil. No entanto, a maior parte das pesquisas realizadas sobre o tema no País se concentra nas regiões sul e sudeste, o que mostra uma possível lacuna e necessidade de investigações sobre o tema também em outras regiões. O presente trabalho tem como objetivo relacionar o estresse infantil com o nível de desempenho escolar e a saúde do estudante. Trata-se de um estudo de revisão de literatura de base Cognitivo Comportamental. Para tanto, foi efetuada uma pesquisa na base de dados Pepsic, de agosto de 2014 a março de 2015. Partindo deste pressuposto e considerando a educação um fator que pode incitar o estresse, devemos observar a escola como um ambiente favorável a circunstâncias estressoras, dessa forma, pensá-la também como um lugar a ser observado dentro da perspectiva de promotor do estresse infantil e, ao mesmo tempo, propício ao desenvolvimento de ações de prevenção do estresse e promoção da saúde da criança. Palavras-chave: Estresse infantil, Desempenho escolar, Saúde do escolar, Família do educando.Referências
Andrada, E. G. C., Belling, G., Benetti, I. C., & Rezena, B. (2009). Prontidão escolar e estresse parental. Psicol. Am. Lat. [online], n.18.
Bignotto, M. M. (2010). A eficácia do treino de controle do stress infantil. Tese de doutorado não publicada. Campinas: PUC-Campinas.
Castoldi, L., Lopes, R. C. S., & Prati, L. E. (2006). O genograma como instrumento de pesquisa do impacto de eventos estressores na transição família-escola. Psicologia: reflexão e crítica. 19(2), pp. 292-300.
Costa, M. C. O., & Bigras, M. (2007). Mecanismos pessoais e coletivos de proteção e promoção da qualidade de vida para a infância e a adolescência. Ciência e Saúde Coletiva. 12(5), pp. 1101- 1109.
Figueiredo, T. A. M., Machado, V. L. T., & Abreu, M. M. S. (2010). A Saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciência & Saúde Coletiva, 15(2), pp. 397-402.
Gomide, P. I. C., Salvo, C. G., Pinheiro, D. P. N., & Sabbag, G. M. (2005). Correlação entre práticas educativas, depressão, estresse e habilidades sociais. Psico-USF, 10(2), pp. 169-178.
Guimarães, S. S., (2000). Valores e princípios: aprendi assim. In: M. E. N. Lipp (org.), O Stress está dentro de você. (pp. 61-74). São Paulo: Contexto.
Lemes, S. O., Fisberg, M., Rocha, G. M., Ferrini, L. G., Martins, G., Siviero, K., et al. (2003). Stress infantil e desempenho escolar-avaliação de crianças de 1ª a 4ª série de uma escola pública do município de São Paulo. Estudos de psicologia. 20(1), pp. 5-14.
Lipp, M. E. N. (2000a). O stress da criança e suas consequências. Em Marilda E. N. Lipp (Org). Crianças estressadas: Sintomas, Causas e Soluções. Campinas: Ed. Papirus.
Lipp, M. E. N., (2000b). O que eu tenho é stress? De onde ele vem? In: M. E. N. Lipp (org.), O Stress está dentro de você. (pp. 9-18). São Paulo: Contexto.
Lipp, M. E. N., Arantes, J. P., Buriti, M. S., & Witzig, T. (2002). O estresse em escolares. Psicologia Escolar e Educacional, 6(1), pp. 51-56.
Lipp, E. M. N. & Lucarelli, M. D. M (1998). Escala de Stress Infantil (ESI). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Lucarelli, M. D. M. (1998). Inventário de Sintomas de Stress Infantil (ISS-I): Um estudo de validação. Dissertação de Mestrado. Campinas: PUCC.
Marturano, E. M., & Gardinal, E. C. (2008). Um estudo prospectivo sobre o estresse cotidiano na 1ª série. Aletheia, 27(1), pp. 1-97.
Maturano, E. M., Trivellato-Fereeira, M. S., & Gardinal, E. C. (2009). Estresse cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(1), pp. 93-101.
Medeiros, E. N., & Nóbrega, M. M. L. (2005). Prevalência do estresse infantil em estudantes do ensino fundamental em escolas públicas e privadas. Revista Eletrônica de Enfermagem 7(1), pp. 64-71.
Mombelli, M. A., Costa, J. B., Marcon, S. S., & Moura, C. B. (2011). Estrutura e suporte familiar como fatores de risco de stress infantil. Estudos de Psicologia 28(3), pp. 237-335.
Pasin, E. B., Paiva, M. G. V., & Lannes, D. R. C. (2012). Associação entre os fatores psicológicos relacionais e o rendimento escolar no ensino fundamental. Avaliação Psicológica.11(2), pp. 275-286.
Pereira M. T., Marturano E. M., Gardinal-Pizato, E. C. & Fontaine, A. M. G. (2011). Possíveis contribuições da educação infantil para o desempenho e a competência social em escolares. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar 15(1), pp. 101-109.
Prefeitura de Aracaju. Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Recuperado de http://www.aracaju.se.gov.br/educação/?act=fixo&materia=unidades_de_ensino
Robles, H. S. M., & Moretto, M. S. (2009). Estresse infantil: relações com o contexto escolar, familiar e sócio- cultural. Psicopedagogia On Line. pp. 1-16.
Stasiak, G. R., & Weber, L. N. D. (2013). Percepção do estresse pelas crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Impulso, 23(56), pp. 35-45.
Tricoli, V. A. C., Bignotto, M. M., (2000). Aprendendo a se estressar na infância. In: M. E. N. Lipp (org.), O Stress está dentro de você. (pp. 113-126). São Paulo: Contexto.
Trivellato-Ferreira M. C., & Marturano, E. M. (2008). Recursos da criança, da família e da escola predizem competência na transição da 1ª série. Revista Interamericana de Psicologia. 42(3), pp. 549-558.
Vectore, C., & Zumstein, L. S. (2010). Utilização de recursos mediacionais para identificação de estressores em pré-escolares. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. 14(2), pp. 311-321.
Bignotto, M. M. (2010). A eficácia do treino de controle do stress infantil. Tese de doutorado não publicada. Campinas: PUC-Campinas.
Castoldi, L., Lopes, R. C. S., & Prati, L. E. (2006). O genograma como instrumento de pesquisa do impacto de eventos estressores na transição família-escola. Psicologia: reflexão e crítica. 19(2), pp. 292-300.
Costa, M. C. O., & Bigras, M. (2007). Mecanismos pessoais e coletivos de proteção e promoção da qualidade de vida para a infância e a adolescência. Ciência e Saúde Coletiva. 12(5), pp. 1101- 1109.
Figueiredo, T. A. M., Machado, V. L. T., & Abreu, M. M. S. (2010). A Saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciência & Saúde Coletiva, 15(2), pp. 397-402.
Gomide, P. I. C., Salvo, C. G., Pinheiro, D. P. N., & Sabbag, G. M. (2005). Correlação entre práticas educativas, depressão, estresse e habilidades sociais. Psico-USF, 10(2), pp. 169-178.
Guimarães, S. S., (2000). Valores e princípios: aprendi assim. In: M. E. N. Lipp (org.), O Stress está dentro de você. (pp. 61-74). São Paulo: Contexto.
Lemes, S. O., Fisberg, M., Rocha, G. M., Ferrini, L. G., Martins, G., Siviero, K., et al. (2003). Stress infantil e desempenho escolar-avaliação de crianças de 1ª a 4ª série de uma escola pública do município de São Paulo. Estudos de psicologia. 20(1), pp. 5-14.
Lipp, M. E. N. (2000a). O stress da criança e suas consequências. Em Marilda E. N. Lipp (Org). Crianças estressadas: Sintomas, Causas e Soluções. Campinas: Ed. Papirus.
Lipp, M. E. N., (2000b). O que eu tenho é stress? De onde ele vem? In: M. E. N. Lipp (org.), O Stress está dentro de você. (pp. 9-18). São Paulo: Contexto.
Lipp, M. E. N., Arantes, J. P., Buriti, M. S., & Witzig, T. (2002). O estresse em escolares. Psicologia Escolar e Educacional, 6(1), pp. 51-56.
Lipp, E. M. N. & Lucarelli, M. D. M (1998). Escala de Stress Infantil (ESI). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Lucarelli, M. D. M. (1998). Inventário de Sintomas de Stress Infantil (ISS-I): Um estudo de validação. Dissertação de Mestrado. Campinas: PUCC.
Marturano, E. M., & Gardinal, E. C. (2008). Um estudo prospectivo sobre o estresse cotidiano na 1ª série. Aletheia, 27(1), pp. 1-97.
Maturano, E. M., Trivellato-Fereeira, M. S., & Gardinal, E. C. (2009). Estresse cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(1), pp. 93-101.
Medeiros, E. N., & Nóbrega, M. M. L. (2005). Prevalência do estresse infantil em estudantes do ensino fundamental em escolas públicas e privadas. Revista Eletrônica de Enfermagem 7(1), pp. 64-71.
Mombelli, M. A., Costa, J. B., Marcon, S. S., & Moura, C. B. (2011). Estrutura e suporte familiar como fatores de risco de stress infantil. Estudos de Psicologia 28(3), pp. 237-335.
Pasin, E. B., Paiva, M. G. V., & Lannes, D. R. C. (2012). Associação entre os fatores psicológicos relacionais e o rendimento escolar no ensino fundamental. Avaliação Psicológica.11(2), pp. 275-286.
Pereira M. T., Marturano E. M., Gardinal-Pizato, E. C. & Fontaine, A. M. G. (2011). Possíveis contribuições da educação infantil para o desempenho e a competência social em escolares. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar 15(1), pp. 101-109.
Prefeitura de Aracaju. Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Recuperado de http://www.aracaju.se.gov.br/educação/?act=fixo&materia=unidades_de_ensino
Robles, H. S. M., & Moretto, M. S. (2009). Estresse infantil: relações com o contexto escolar, familiar e sócio- cultural. Psicopedagogia On Line. pp. 1-16.
Stasiak, G. R., & Weber, L. N. D. (2013). Percepção do estresse pelas crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Impulso, 23(56), pp. 35-45.
Tricoli, V. A. C., Bignotto, M. M., (2000). Aprendendo a se estressar na infância. In: M. E. N. Lipp (org.), O Stress está dentro de você. (pp. 113-126). São Paulo: Contexto.
Trivellato-Ferreira M. C., & Marturano, E. M. (2008). Recursos da criança, da família e da escola predizem competência na transição da 1ª série. Revista Interamericana de Psicologia. 42(3), pp. 549-558.
Vectore, C., & Zumstein, L. S. (2010). Utilização de recursos mediacionais para identificação de estressores em pré-escolares. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. 14(2), pp. 311-321.
Downloads
Publicado
2019-09-18
Edição
Seção
Artigos teóricos com análises críticas de temas atuais