Nos Pilares da Memória: a trajetória da igreja Nossa Senhora do Socorro da Aldeia Geru (1683-1759)

Autores

  • Ane Luíse Silva Mecenas Santos UNISINOS/UNIT

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma leitura do templo de Nossa Senhora do Socorro, em Tomar do Geru, inserindo aspectos da mentalidade jesuítica, como fruto da Reforma Católica, associada à difusão do barroco. A leitura foi desenvolvida no sentido de apresentar o barroco não só como mero estilo artístico, mas como meio de difusão ideológica da estética e do pensamento da época: os séculos XVI e XVII. A reafirmação da fé é construída com base na reorganização e na catequização feita através das construções das Igrejas, das quais a de Nossa Senhora do Socorro é exemplar desse período.

Biografia do Autor

Ane Luíse Silva Mecenas Santos, UNISINOS/UNIT

Doutoranda em História

Referências

ARGAN, Guilio Carlo. História da arte como história da cidade. Trad. Píer Luigi Cabra. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BARBOZA FILHO, Rubem. O Barroco Ibérico. IN: ____.Tradição e artifício: iberismo e barroco na formação americana. Belo Horizonte: Ed. UFMG.2005, p.317-356.

BAZIN, Germain. A Arquitetura religiosa no Brasil. trad. Glória Lúcia Nunes. Rio de Janeiro. Editora Record, 1956. vol. II.

CAMPELLO, Glauco de Oliveira. O brilho da simplicidade: dois estudos sobre arquitetura religiosa no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Casa da Palavra. 2001.

CARR-GOMM, Sarah. Dicionário de símbolos na arte: guia da pintura e da escultura ocidentais. Tradução Marta de Sena. Bauru/São Paulo: EDUSC. 2004.

COSTA, Lucio. A Arquitetura dos Jesuítas no Brasil. Edição Fac Similar. Revista do Serviço Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro. 1941. nº 5. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. DF. MINC./IPHAN. Nº 26. 1997. p. 104-171.

CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ouro Preto: UFOP/IAC, 1993

DANTAS, Beatriz Góis. Missão Indígena no Geru. Aracaju: UFS, 1973.

DELUMEAU, Jean e MELCHIOR-BONNET, Sabine. O concilio de Trento (1545-1563). In:______. De religião e de homens. Trad. Nadyr de Salles Penteado. São Paulo: Edições Loyola. 2000. p. 243-248.

EISENBERG, José. As missões jesuíticas e o pensamento político moderno: encontros culturais, aventuras teóricas. Belo horizonte: Ed. UFMG, 2000.

FEBRE, Lucien. Combates pela História. Lisboa. Presença, 1997. Vol.1

FREIRE, Felisbelo. História de Sergipe. 2ª ed. Petrópolis: Vozes; Aracaju: Governo do Estado de Sergipe, 1977.

FLEXOR, Maria Helena Occhi. Pombal e o povoamento do Brasil: a criação de vila. In: _____. A Arte no mundo português dos séculos XVI ao XIX: confrontos, permanências, mutações. IV Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte, Salvador, 1998. Salvador: Museu de Arte Sacra da UFBA. 2000. p.559-571.

GIORDANO, Mário Curtis. A Igreja, a desintegração doutrinaria e a reforma. In:___. História dos séculos XVI e XVII na Europa. Petrópolis: Editora Vozes. 2003. p. 904-927.

GUILLERMOU, Alain. Os Jesuítas. Trad. Fernando Melo. Publicações Europa-América. Lisboa. 1977.

JOHNSON, H. B. A colonização portuguesa do Brasil, 1500-1580. In: BETHELL, Leslie (org.). A História da América Latina: A América Latina Colonial I. trad. Maria Clara Cescato. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Brasília, DF: Fundação Alexandre Gusmão, 1997. Volume I. p.241-282.

LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional. 1945.

______. Artes e ofícios dos jesuítas no Brasil (1549-1760). Lisboa: Edições Brotérica; Rio de Janeiro: Livros de Portugal. 1953.

LIMA Junior, Carvalho. Uma página sobre a Companhia de Jesus em Sergipe (1575-1759).Aracaju; Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Nº 31. 1992.

LOPES, Luiz Roberto. O turbilhão Barroco. In:____. Sinfonias e Catedrais: representação da história da arte. Porto Alegre: Editora UFRS. 1995. p. 73-108.

MARAVAL, José Antônio. A cultura do Barroco: análise de uma estrutura histórica. Trad. Silvana Garcia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.

NUNES, Maria Thetis. Sergipe Colonial II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 1996.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. História e arte guarani: interculturalidade e identidade. Santa Maria: Editora UFSM, 2004.

OLIVEIRA, Maria Helena de. Arquitetura jesuítica em Sergipe (casas e igrejas dos séculos XVII-XVIII). Orientação do Prof. Dr. Francisco José Alves. Dissertação (Mestrado em Geografia).São Cristóvão, 2004.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Trad. Maria Clara F. Kneese.3ª ed. São Paulo: Ed. Perspectiva. 1991.

QUEVEDO, Júlio. Guerreiros e Jesuítas na utopia do Prata. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2000.

RAMOS, Margarida M. Rodriguez. Elementos do barroco italiano na talha joanina. Gávea: Revista de história e da arquitetura. Rio de Janeiro: PUC. Nº 04. Janeiro. 1987. p.41-58.

SANTANA, Pedro Abelardo de. Aldeamentos indígenas em Sergipe colonial: subsídios para a investigação de Arqueologia histórica. Orientação do Prof. Dr. Francisco José Alves. Dissertação (Mestrado em Geografia). São Cristóvão, 2004

SANTOS, Paulo F. O Barroco e o Jesuítico na arquitetura do Brasil. Rio de Janeiro. Livraria Kosmos, 1951.

SIQUEIRA, Sonia Maria Gonçalves. A teatralidade do Barroco Religioso Brasileiro. Gávea: Revista de história e da arquitetura. Rio de Janeiro: PUC. Nº 04. Janeiro. 1987. p.61-82.

TIRAPELI, Percival (org.). Arte Sacra colonial: Barroco memória viva. São Paulo: Editora UNESP, Imprensa Oficial do Estado, 2001.

WÖLFFLIN, Heirinch. Renascença e Barroco. Trad. Mary Amazona Leite de Barros. São Paulo: Editora Pespectiva. 1ª ed. 2000.

Downloads

Publicado

2015-01-24