História cultural sob as lentes da natureza ou História ambiental sob as lentes da cultura

Autores

  • Fernanda Cordeiro de Almeida Universidade federal do Paraná

Resumo

Este artigo tem como intuito promover uma revisão de conceitos e premissas que podem auxiliar a esclarecer as acepções de cultura e de natureza, especialmente, para os estudiosos iniciantes dessa temática. Destarte, possui como objetivo destacar o papel da História na mediação entre o passado e o presente ao discutir temas contemporâneos como a crise ambiental da atualidade e a questão do outro na cultura. Para demonstrar isso, será realizada uma revisão bibliográfica dos principais estudiosos da cultura, da natureza e das Histórias da cultura e do ambiente. Comumente associados como antagônicos, os termos natureza e cultura estão historicamente conectados às ações humanas, possuindo coincidências etimológicas. A partir dessa conexão, será efetivada uma reflexão sobre uma possível convergência entre as Histórias ambiental e a cultural.

Biografia do Autor

Fernanda Cordeiro de Almeida, Universidade federal do Paraná

Doutoranda em História

Referências

BURKE, Peter. Variedades de História cultural. Trad. Alda Porto. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2000.

CERTEAU, Michel de. Conclusão: espaços e práticas. In: A Cultura no plural. Trad. Enid Abreu Dobránszky.7ª ed. SP: Papirus Editora, 2011.
CORREA, Sílvio Marcus de Souza. Des signes et des hommes. Le Monde. Décryptages, Paris, 25 nov.2013, p.17.

DRUMMOND, A História ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. In: Estudos Históricos, RJ, vol.4, n. 8. 1991, p. 177 – 197.

DUARTE, Regina Horta. História & Natureza. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Trad. Sandra Castello Branco. SP: EdUNESP, 2005.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: UNESP, 1991.

GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: Paradigmas clássicos e contemporâneos. 3ªed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (Des) caminhos do meio ambiente. 12ªed. SP: Contexto, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11ªed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

JENKINS, Keith. A história repensada. Trad. Mário Vilela. 3ªed. SP: Contexto, 2011.
LEMOS, Carlos. O que é patrimônio histórico. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

SOFFIATI, Arthur. Da natureza como positividade à natureza como representação? Disponível em: http://infolink.com.br/~peco/soff_01.htm, acessado em 10 de outubro de 2006. PECO,2000.
SOFFIATI, Arthur. Fundamentos filosóficos e históricos para o exercício da eco cidadania e da eco educação. In: Loureiro, Carlos F.; LAYARGUES, Phillipe P.; CASTRO, Ronaldo S. Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. pp. 23-67.

SOUZA, Rosemeri Melo e. Representações Discursivas e Visões de Natureza no Pensamento Ambientalista Brasileiro. In: Revista Tomo (UFS), São Cristovão-SE, v (5),2004, pp-99-120.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e Sociedade. SP: Paz e Terra, 1991.
WORSTER, D. Para fazer História ambiental. In: Estudos Históricos, vol. 4, n. 8, 1991, p. 198 - 215.

Downloads

Publicado

2015-01-26