DAS DAMAS DE CARIDADE À TRABALHADORAS: UMA ANÁLISE SOBRE O SERVIÇO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
Resumo
O estudo tem como alicerce a tríade composta por três categorias analíticas: gênero, divisão sexual do trabalho e trabalho docente. Tal análise é feita sob dois olhares: um de olhar crítico-reflexivo de referencial sociológico e outro historiográfico. A precarização, a mercantilização do ensino superior, além de particularidades inerentes à profissão do Serviço Social como a subalternidade sócio-profissional aliada à questão do gênero, serão analisadas sob a crítica de autores que enfatizam a junção “gênero-assistente social”. A proposta da construção da dissertação possui o objetivo de analisar – no modo inicial – tais categorias de forma interdependentes e coadunadas entre si e com as demais particularidades da profissão do Serviço Social, sem esquecer de enfatizar o exercício docente dos assistentes sociais, constituídos em sua maioria por mulheres, no contexto de ampliação mercantil do ensino superior e os rebatimentos na formação profissional.Referências
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2015-01-26
Edição
Seção
Artigos