A HERANÇA DA CULTURA IBÉRICA NO FOLCLORE SERGIPANO
Resumo
Ao adentrar na sala de aula o professor se depara com uma difícil missão: aproximar os conteúdos programáticos da disciplina com a realidade vivenciada pelos alunos. Saberes formais e cotidianos parecem caminhar por sentidos opostos, distanciando-se cada vez mais. Nesta perspectiva, esse artigo tem como propósito apresentar o folclore como instrumento de aproximação do aluno com sua realidade vivenciada, tornando-se um mediador entre o conhecimento formal e o informal.Referências
ALENCAR, Aglaé D’Ávila Fontes. Danças e Folguedos do Folclore Sergipano. Sergipe: Secretaria de Estado da Educação, 1998.
ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional: festas, bailados, mitos e lendas. São Paulo: melhoramentos, 1964.
DANTAS, Beatriz Góis. Chegança: Cadernos do Folclore. vol. 14. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1976.
BARRETO, Luiz Antônio. Um novo entendimento do folclore e outras abordagens culturais. Aracaju: Sociedade Editorial de Sergipe, 1994.
FERNANDES, Florestan. O folclore em questão. São Paulo: Hucitec, 1978.
FEBRE, Lucien. Combates pela História. Lisboa. Presença, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional: festas, bailados, mitos e lendas. São Paulo: melhoramentos, 1964.
DANTAS, Beatriz Góis. Chegança: Cadernos do Folclore. vol. 14. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1976.
BARRETO, Luiz Antônio. Um novo entendimento do folclore e outras abordagens culturais. Aracaju: Sociedade Editorial de Sergipe, 1994.
FERNANDES, Florestan. O folclore em questão. São Paulo: Hucitec, 1978.
FEBRE, Lucien. Combates pela História. Lisboa. Presença, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.