A EDUCAÇÃO PARA VALORES COMO DIMENSÃO TRANSVERSAL DO CURRÍCULO ESCOLAR
Resumo
Ensinar e aprender são duas ações que convertem simultaneamente e afinadamente numa grande aventura para o indivíduo a conquista de uma visão de mundo, de sua própria identidade e forma de agir. Hoje, frente ao cenário tecnificado, as escolas buscam educar os alunos na sua totalidade, para que se tornem homens e mulheres responsáveis, reflexivos, dignos e com valores que se mantêm inalteráveis, como a ética e a salvaguarda da cultura. Todavia, para tanto, o conteúdo curricular precisa focar este objeto. O Conteúdo Curricular é entendido como instrumento para o desenvolvimento e a socialização, ampliando a noção de conteúdo, para além de conceitos fatos e princípios, incorporando também valores, normas, atitudes e procedimentos. Entende-se que o processo educativo necessita ser direcionado de tal forma que seu currículo proporcione um processo de adaptação do individuo ao meio social, utilizando suas potencialidades e peculiaridades de forma abrangente, mas que lhe permita alcançar os seus ideais no meio social e cultura em que vive. Assim, constitui-se objetivo deste artigo discutir a educação para valores como dimensão transversal do currículo escolar, enfocando, especialmente, a cultura e a ética.Referências
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