FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DE LEITURA E ESCRITA
Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma reflexão a partir de um debate teórico sobre a formação do professor como mediador de leitura e escrita. A argumentação no corpo deste texto considera as transformações da sociedade moderna e as diversas formas de ler e de escrever que se desenvolvem envolvendo o mundo real e o mundo virtual que é tão real. O recorte teórico está pautado em Bamberger (2012), Freire, (2006), Larossa (2010), Nóvoa (1997). O debate sobre a formação docente na atualidade deixa claro o quanto estão esses profissionais distanciados da realidade técnica e cultural que se forma velozmente e de forma surpreendente. O texto ainda se reporta à necessidade de repensar a leitura e a escrita como se têm mostrado neste período da civilização e de como se encontra o docente despreparado para exercer a difícil missão de mediar a leitura e a escrita. Há um novo mundo e uma variedade incomensurável de formas de ler e de escrever que nos reduzem à condição de estrangeiros no próprio país. Tangencia-se, inclusive, a séria questão dos investimentos em formação docente para eventos que mantêm um padrão que não se ajusta à geração de crianças e jovens em processo de formação.Referências
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura.São Paulo: Ática, 2012.
BENEVIDES, Araceli Sobreira. Leitura e formação docente: a trajetória da prática da
leitura de alunos/as do curso de Letras. Natal, 2005. 313 p. Tese (Doutorado em Educação).
Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
COENGA, Rosemar Eurico. Educação literária. Presença pedagógica, Belo Horizonte, v. 17, n. 97, p. 16-21, 2011.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.48ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LAROSSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo
Veiga-Neto. 4.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19.ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.
NÓVOA, A. Formação de Professores e profissão docente. In NOVOA, A. (org.) Osprofessores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.
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leitura de alunos/as do curso de Letras. Natal, 2005. 313 p. Tese (Doutorado em Educação).
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COENGA, Rosemar Eurico. Educação literária. Presença pedagógica, Belo Horizonte, v. 17, n. 97, p. 16-21, 2011.
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Veiga-Neto. 4.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
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