A ESCOLA NOVA E SEUS DESDOBRAMENTOS

Autores

  • Maria de Lourdes Porfírio Ramos Trindade dos Anjos

Resumo

 Esse estudo se propõe analisar aspectos relevantes da Escola Nova no Brasil, seu ideário, o movimento, e como aconteceu à reforma do sistema escolar no Brasil. A investigação recorreu à pesquisa bibliográfica. O pensamento de Ghiraldelli Junior, Dermeval Saviani, Franco Cambi, Maria Rita de Almeida Toledo, Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Diana Gonçalves Vidal, serviram como aportes teóricos do estudo.  Durante a pesquisa constatou-se que aconteceram reformas em diferentes estados do Brasil. Houve avanço na implantação do ensino elementar, a presença do ensino secundário e o advento de universidade. Com o movimento, a escola tradicional passou em revista seus paradigmas e tentou adequar-se a nova pedagogia.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução Álvaro Lorencini. Manual de história das idéias pedagógicas abrangendo civilizações antigas do Oriente e história da educação do Ocidente (da Antiguidade Clássica à segunda metade do século XX). São Paulo: UNESP, 1999.

FERRO, Maria do Amparo Borges. Literatura escolar e História da Educação. Cotidiano, ideário e práticas pedagógicas. São Paulo: Faculdade de Educação de São Paulo. 2000. (Tese de Doutoramento).

GHIRALDELLI JR. P. História da Educação Brasileira. São Paulo, Cortez, 2006.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Introdução ao estudo da Escola Nova: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. 11. Ed. São Paulo: Melhoramentos, 1974. Clássico estudo sobre as fundamentações teóricas e práticas e ensino da Escola Nova. 1930. V.1.n.2, p, 86-95. Nov/dez.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas-SP: Editora Autores Associados, 2008.
Site: http:// novaescola.abril.com.br/Ed/114_ago98/html/historiaeducação.htm

TEIXEIRA, Anísio. A reconstrução do programa escolar: Escola Nova. São Paulo: 1930. v.1. n.2, p.86-945 nov./dez.
TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Fernando de Azevedo e a Cultura Brasileira ou as aventuras e desventuras do criador e da criatura. São Paulo: PUC, 1995.p. 68-70. (Dissertação de Mestrado em Educação).

VIDAL, Diana Gonçalves. “Escola Nova e processo educativo”. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes e VEIGA, Cinthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica. 2000. p.497-515.

Downloads

Publicado

2013-11-26