PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS.

Autores

  • Saulo Barbosa Santiago dos Santos

Resumo

Historicamente o ensino superior sempre passou por dificuldades que impediam a sua ampliação e melhorias. Com o passar dos anos, foram desenvolvidas várias didáticas e pedagogias em conformidade com o avanço das ciências contemporâneas articuladas à ciência da educação, propiciando melhorias nas condições de ensino. O professor deixa de ser somente um profissional estudioso, com um vasto currículo. Exige-se então, um professor como facilitador do conhecimento, não de forma taxativa ou discursiva, mas sim, com o uso de diversas didáticas apropriadas para estimular o aluno a se desenvolver como um sujeito ativo, transformador e participante. O aluno sai dos laços da educação tradicional, isto é, da condição de um ser passível, silencioso e acrítico, e se torna participante ativo com a orientação do professor. Para tanto, conclui-se que é necessário  superar os desafios que acometem o ensino superior, e reconhecer a existência de perspectivas e avanços para a continuidade de um ensino cada vez mais qualitativo e que compreenda melhor a expansão quantitativa da educação superior.

Referências

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Publicado

2013-11-19